Organização terrorista basca ETA anuncia dissolução

Mais de 800 pessoas foram mortas por suas ações

© Reuters

Mundo PAÍS BASCO 02/05/18 POR Folhapress

A organização terrorista basca ETA anunciou a sua dissolução completa em uma carta divulgada nesta quarta-feira (2), encerrando um ciclo histórico de seis décadas em que mais de 800 pessoas foram mortas por suas ações. A missiva antecipa a já esperada formalização do fim do grupo, prevista para este fim de semana na França.

PUB

"Anos de confronto deixaram feridas profundas", diz a carta obtida pela agência de notícias Efe, em que o ETA declara "com toda a humildade" o encerramento de todos os seus braços e estruturas. "Algumas feridas ainda sangram, porque o sofrimento não é uma coisa do passado", afirma o texto.

O ETA foi criado em 1959 para exigir, com a luta armada, a independência do país Basco, uma região espanhola de história e língua próprias. A sigla significa Euskadi Ta Askatasuna no idioma local -Pátria Basca e Liberdade.

Seus alvos incluíam policiais e políticos espanhóis. Das 820 vítimas contabilizadas, das quais metade morreu em crimes ainda não solucionados, ao menos 340 eram civis.

A carta desta quarta formaliza seu fim definitivo, mas a organização já estava fragilizada a ponto de ser inoperante. Houve uma série de tréguas nas últimas décadas, mas o fim da luta armada veio apenas em 2011. Em 2016, o ETA anunciou a destruição das armas.

A extinção do grupo é creditada aos esforços coordenados entre Espanha e França e à detenção de ao menos 300 membros da facção. Houve, em paralelo, uma campanha oficial de deslegitimação de seu discurso nacionalista e violento, progressivamente condenado no país.

+ Sobe para 11 o número de mortos em ataque na Líbia

Uma bomba colocada pelo ETA em um supermercado em Barcelona em 1987 deixou 21 mortos -o grupo mais tarde pediu perdão pelo "erro". O sequestro e morte do político conservador Miguel Ángel Blanco em 1997 levou 6 milhões de espanhóis às ruas.

Tanto o governo espanhol quanto as associações de vítimas, no entanto, veem o anúncio com desconfiança. Em San Sebastián, no país Basco, um grupo de cidadãos divulgou um manifesto afirmando que a dissolução do ETA é um gesto calculado para apagar a imagem de terrorista e se apresentar como um ator político legítimo -o que recusam. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 12 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Harry e Meghan Markle Há 12 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Goiás Há 13 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 8 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 13 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 14 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 12 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 7 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

economia Banco do Brasil Há 14 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 11 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?