Zuckerberg ri e não responde se Facebook é uma empresa de mídia

Ele foi questionado por uma jornalista a respeito do tema

© Reuters / Adnan Abidi

Tech Reação 04/05/18 POR Folhapress

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, se esquivou da pergunta sobre a rede social ser uma ou não empresa de mídia, segundo a editora da revista The Atlantic Adrienne LaFrance.

PUB

Ele foi questionado pela jornalista a respeito do tema ao final de encontro reservado com jornalistas, e executivos em Palo Alto (EUA).

Zuckerberg riu e não disse nada. Avisado de que era uma pergunta séria, riu novamente, escreveu a jornalista em texto publicado na terça-feira (1º).

+ Twitter pede que usuários troquem senha devido a falha

Na reunião, o presidente do Facebook disse que a empresa possui duas responsabilidades em relação a notícias: garantir que os usuários da rede recebam informações confiáveis e ajudá-los a construir um repertório comum de conhecimentos e fatos que permitam debates entre eles.

A jornalista aponta contradições no fato de Zuckerberg defender a importância do jornalismo e querer fomentar discussões a partir desse terreno comum de conhecimentos ao mesmo tempo que dá pouca importância ao conteúdo jornalístico na rede social.

LaFrance aponta que o Facebook, junto com o Google, drenaram a maior parte da receita publicitária online das empresas de mídia.

Também critica o fato de a rede não pagar produtores que usam suas plataformas para divulgar seus conteúdos e por ter decidido, em janeiro deste ano, priorizar mais postagens feitas por amigos do que as publicações de empresas de jornalismo profissional no que é mostrado na linha do tempo de usuários.

"Penso que notícias são incrivelmente importantes para a sociedade e para a democracia. Porém notícias são uma pequena minoria do conteúdo lido no Facebook", disse Zuckerberg, segundo o relato.

Citando trechos da conversa, LaFrance também aponta que Zuckerberg vê pouca diferença entre opinião de amigos e conteúdo jornalístico profissional.  "Penso que, em geral, as empresas jornalísticas têm uma opinião. Muito do que vocês fazem é ter uma opinião", disse ele. "O Facebook tem mais opiniões. Mostrando aos usuários mais opiniões, eles têm mais opções."

Zuckerberg defendeu um modelo de apoio financeiro ao jornalismo oriundo do governo, citando o caso da rede pública britânica de televisão BBC.

Questionado sobre a possibilidade de o próprio Facebook poder patrocinar o jornalismo, beneficiando empresas que usam sua plataforma, ele disse não ter certeza se isso faria sentido.

O secretários de Redação do The New York Times, Joseph Kahn, também presente à reunião, criticou a fala de Zuckerberg, chamando ela de totalmente "Trumpiana", segundo LaFrance.

Kahn, de acordo com o relato da jornalista, disse que a compreensão de Zuckerberg sobre o que é jornalismo é particularmente prejudicial em tempos em que o presidente americano faz ataques à imprensa livre. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 17 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 18 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 16 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 18 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 18 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 18 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Saúde Há 17 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

fama Luto Há 18 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

mundo Catástrofe Há 16 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia