© Reuters / Adnan Abidi
O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, se esquivou da pergunta sobre a rede social ser uma ou não empresa de mídia, segundo a editora da revista The Atlantic Adrienne LaFrance.
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Ele foi questionado pela jornalista a respeito do tema ao final de encontro reservado com jornalistas, e executivos em Palo Alto (EUA).
Zuckerberg riu e não disse nada. Avisado de que era uma pergunta séria, riu novamente, escreveu a jornalista em texto publicado na terça-feira (1º).
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Na reunião, o presidente do Facebook disse que a empresa possui duas responsabilidades em relação a notícias: garantir que os usuários da rede recebam informações confiáveis e ajudá-los a construir um repertório comum de conhecimentos e fatos que permitam debates entre eles.
A jornalista aponta contradições no fato de Zuckerberg defender a importância do jornalismo e querer fomentar discussões a partir desse terreno comum de conhecimentos ao mesmo tempo que dá pouca importância ao conteúdo jornalístico na rede social.
LaFrance aponta que o Facebook, junto com o Google, drenaram a maior parte da receita publicitária online das empresas de mídia.
Também critica o fato de a rede não pagar produtores que usam suas plataformas para divulgar seus conteúdos e por ter decidido, em janeiro deste ano, priorizar mais postagens feitas por amigos do que as publicações de empresas de jornalismo profissional no que é mostrado na linha do tempo de usuários.
"Penso que notícias são incrivelmente importantes para a sociedade e para a democracia. Porém notícias são uma pequena minoria do conteúdo lido no Facebook", disse Zuckerberg, segundo o relato.
Citando trechos da conversa, LaFrance também aponta que Zuckerberg vê pouca diferença entre opinião de amigos e conteúdo jornalístico profissional. "Penso que, em geral, as empresas jornalísticas têm uma opinião. Muito do que vocês fazem é ter uma opinião", disse ele. "O Facebook tem mais opiniões. Mostrando aos usuários mais opiniões, eles têm mais opções."
Zuckerberg defendeu um modelo de apoio financeiro ao jornalismo oriundo do governo, citando o caso da rede pública britânica de televisão BBC.
Questionado sobre a possibilidade de o próprio Facebook poder patrocinar o jornalismo, beneficiando empresas que usam sua plataforma, ele disse não ter certeza se isso faria sentido.
O secretários de Redação do The New York Times, Joseph Kahn, também presente à reunião, criticou a fala de Zuckerberg, chamando ela de totalmente "Trumpiana", segundo LaFrance.
Kahn, de acordo com o relato da jornalista, disse que a compreensão de Zuckerberg sobre o que é jornalismo é particularmente prejudicial em tempos em que o presidente americano faz ataques à imprensa livre. Com informações da Folhapress.