© Reuters / Fabrizio Bensch
PUB
O Twitter pediu nesta quinta (3) a seus mais de 330 milhões de usuários que mudem suas senhas, depois que uma falha fez com que algumas delas fossem armazenadas em texto em seu sistema interno de computadores.
A rede social disse que consertou a falha e que uma investigação interna não encontrou senhas que foram roubadas ou usadas por pessoas de dentro, mas pediu a todos os usuários que considerem a mudança de suas senhas por cautela.
O Twitter sugere precauções como a ativação do serviço de autenticação em dois fatores, para ajudar a impedir que contas sejam sequestradas.
O blog do Twitter não informou quantas senhas foram afetadas. Mas uma pessoa familiarizada com o assunto disse que o número era substancial e que elas foram expostas por vários meses.De acordo com a pessoa, a empresa descobriu a falha há algumas semanas e informou reguladores.
"Lamentamos muito que isso tenha acontecido", afirmou o Twitter em seu blog.
A falha está relacionada ao uso por parte da empresa de uma tecnologia conhecida como "hashing", que mascara as senhas quando um usuário as digita, substituindo-as por números e letras, de acordo com o blog. Um bug fez com que as senhas fossem escritas em um registro interno do computador antes que o processo de hashing fosse concluído.
Recomendações de segurança
Se você usa a mesma senha do Twitter em outros sites ou redes sociais, deve trocá-la
Use uma senha que você não usa em outros locais.
Ative a verificação do login, também chamada de de autenticação de dois fatores
Use um gerenciador de senha para garantir senhas fortes (não óbvias e que misturam letras, números e caracteres especiais). Com informações da Folhapress.
Leia também: WhatsApp vai ganhar videoconferência em grupo e 'stickers'