Gleisi convoca romaria por Lula, e santuário critica 'uso político'

Presidente do PT havia convocado no Twitter uma romaria, no próximo dia 20, a Aparecida (SP)

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Política Repúdio 04/05/18 POR Folhapress

O Santuário Nacional de Aparecida não é espaço para fazer política, afirmou nessa quinta-feira (3) a gerência de um dos maiores templos católicos do Brasil. O recado tinha alvo específico: a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann. 

PUB

Na véspera, ela havia convocado no Twitter uma romaria no próximo dia 20 a Aparecida (SP), "por Lula Livre e pela paz democrática" no país.

"Organize sua caravana! Vamos expressar nossa fé e pedir pela liberdade de LulapeloBrasil, presidente dos pobres", escreveu a senadora para seus 402 mil seguidores. 

"O Santuário é um espaço sagrado que acolhe todos os filhos e filhas de Nossa Senhora Aparecida, sem distinção. Da mesma forma, também é uma casa que se coloca contra toda e qualquer utilização do seu espaço para fins políticos ou ideológicos", diz o comunicado. 

+ Lava Jato prende suspeito de ser 'homem da mala' de Geddel

"Com base nos valores éticos e cristãos, o Santuário Nacional entende que o momento atual é propício de reflexão e protagonismo do cidadão ao que tange às escolhas eleitorais. Por isso, sob qualquer qualquer hipótese se posiciona ou se posicionará em favor de quaisquer líderes políticos, refutando toda e qualquer iniciativa que queira utilizar-se do Altar da Eucaristia para fins de promoção individual ou partidária", continua o texto. 

A nota termina dizendo que, para a equipe eclesiástica do Santuário, "nossa bandeira é o Brasil, nossa representante é Aparecida, nossa padroeira. Vamos rezar pelo Brasil. Nós temos essa obrigação!".

A convocação de Gleisi despertou críticas de internautas. "Se fossem convertidos de coração... Pena que são um bando de lobos na pele de cordeiro. Não se brinca com a fé", disse um deles. 

Outro questionou a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na rede social: "Achei que comunista era ateu Toddynho, mas vejo que não tem escrúpulo nenhum de se utilizar da religião dos outros. CNBB, cadê a vergonha na cara de permitir uma merda dessa?"

No mês passado, a CNBB realizou sua assembleia-geral sob críticas por nutrir suposta simpatia a projetos de esquerda -como a participação de dom Angélico Bernardino, bispo emérito de Blumenau, no ato ecumênico que antecedeu a prisão de Lula. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 16 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 21 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 20 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Televisão Há 19 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Saúde Há 14 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Música Há 21 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 20 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 20 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 19 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)