© DR
O número de mortos pelas tempestades de areia e raios que ocorreram esta semana na Índia subiu para cerca de 150 pessoas e milhares de famílias indianas continuam em alerta contra o risco de novs temporais.
PUB
Na noite de quarta-feira (4) e madrugada de quinta (3), uma tempestade de areia de uma intensidade rara varreu o norte do país, provocando a morte de 121 pessoas.
O fenômeno concentrou-se nas regiões de Uttar Pradesh e Rajasthan, onde causou uma onda de destruição.
Com uma violência rara, o vento das chuvas de areia arrancou árvores, abateu paredes de casas e derrubou postes elétricos.
Os serviços de meteorologia da Índia alertaram, nesta sexta-feira (4), que novas tempestades podem atingir a mesma área nos próximos dias.
Num episódio climático separado, que ocorreu no sul do país na quarta (4), tempestades com raios também mataram 21 pessoas em Andhra Pradesh e Telangana. Nesse mesmo dia, o estado meridional de Andra Pradesh foi atingido por quase 41 mil raios, precisaram as autoridades encarregadas das operações de socorro.
Acontecimentos semelhantes ocorrem todos os anos na Índia, mas geralmente sem causar danos tão graves. Com informações da Lusa.