Por que nosso corpo tem reações que não controlamos?
Por que será que nosso corpo reage de maneira estranha e não conseguimos controlar?
Por que nosso corpo tem reações que não controlamos?
Clique e confira!
© Shutterstock
Por que choramos ao cortar cebolas?
Toda vez é a mesma coisa! Vamos preparar aquele prato delicioso, mas parece até que estamos sofrendo por amor de tanto chorar quando cortamos uma cebola. Sabe por quê?
© Shutterstock
Chorar cortando cebolas
É que as cebolas quando cortadas liberam substâncias químicas que, combinadas, produzem um gás, como mostrou The New York Times.
© Shutterstock
Chorar cortando cebolas
Depois de atingir os nervos sensoriais de nossos olhos esse gás provoca o choro, que é uma espécie de defesa do corpo.
© Shutterstock
Por que ficamos arrepiados?
Tudo bem que às vezes ouvimos aquela música que nos emociona, sentimos um pouco de frio e a pele arrepia. Mas por que isso acontece?
© Shutterstock
Arrepios na pele
Os arrepios que sentimos na pele, muitas vezes tem a ver com as baixas temperaturas e, para amenizar a sensação de frio, o cérebro envia estímulos e os pêlos arrepiam, como uma defesa.
© Shutterstock
Arrepios na pele
A mesma explicação serve para quando ficamos arrepiados em um momento de medo ou de felicidade. Trata-se de um estímulo enviado pelo nosso cérebro.
© Shutterstock
Por que temos soluços?
Não importa se eles aparecem quando estamos comendo alguma coisa ou aparentemente sem nenhuma explicação direta, de um jeito ou de outro, soluço incomoda muito. Será que sabemos por que eles acontecem?
© Shutterstock
Soluços
Essa resposta desafia mesmo os especialistas, que não estão muito certos das causas dos soluços, mas segundo Medical News Today, eles podem ocorrer em função de um distúrbio nas vias nervosas do cérebro para os músculos envolvidos.
© Shutterstock
Soluços
Ainda de acordo com o portal, soluços persistentes podem ser sinais de problemas no cérebro, na médula espinhal ou na parede torácica. Se estiver com soluços constantes, vale a pena buscar orientação médica.
© Shutterstock
Por que sentimos cãimbra?
Alguma vez você estava sentado ou caminhando e sentiu uma cãimbra inexplicável como se tivesse sofrido uma lesão física? Sabe por que isso acontece?
© Shutterstock
Sentir cãimbra
Cãimbra pode ser sinal de desidratação ou da deficiências de minerais como: potássio, cálcio e magnésio, como informou o portal Prevention.
© Shutterstock
Sentir cãimbra
Mas isso não é particularidade apenas dos sedentários. Mesmo se você tem o costume de se exercitar, pode sentir cãimbra, pois ao suar acaba eliminando minerais que seus músculos precisam. A dica é alimentação.
© Shutterstock
Por que nossas pálpebras tremem?
Já teve aquela sensação de que uma de suas pálpebras está piscando mais do que seus olhos? Isso tem explicação?
© Shutterstock
Tremor nas pálpebras
Os espalmos nas pálpebras podem ser causados por diversas razões, entre elas, fadiga, estresse, excesso de álcool ou cafeína, como mostra o portal Health Line.
© Shutterstock
Tremor nas pálpebras
Normalmente os tremores não indicam nenhum quadro grave e param de forma voluntária em alguns dias, mas se o problema persistir por muito tempo, claro que vale uma visita ao médico.
© Shutterstock
Por que bocejamos quando alguém boceja?
Bocejar pode ser sinal de cansaço? Até pode. Mas e quando você dormiu super bem, mas vê um amigo bocejar e faz o mesmo? Qual a explicação?
© Shutterstock
Bocejar junto
Segundo a TIME, isso pode ser sinal de empatia, assim como sorrir ou franzir as sobrancelhas quando outra pessoa faz o mesmo.
© Shutterstock
Bocejar junto
Outro ponto que a publicação levanta é de que pessoas mais jovens supostamente têm mais probabilidades de bocejar ao ver alguém fazer o mesmo, do que uma pessoa mais velha. Será?
© Shutterstock
Por que sentimos dormência?
Já teve aquela sensação de dormência ou formigamento nas pernas ou em alguma parte do seu corpo? Às vezes pode ser até um pouco agoniante e você quase não sentir um membro. Quer entender por quê?
© Shutterstock
Sentir dormência
Segundo especialistas, o nome científico dessa sensação é parestesia temporária, como mostrou o portal Health Line.
© Shutterstock
Sentir dormência
O excesso de pressão colocado em um nervo, quando ficamos na mesma posição por muito tempo, pode ser uma das razões da dormência, como mostrou uma especialista no site da CNN.
© Shutterstock
Por que reagimos por reflexo?
Já estava alguma vez cozinhando e conseguiu impedir que um garfo caísse no chão rapidamente? Então você reagiu por ato reflexo. Quer saber como isso acontece?
© Shutterstock
Agir por reflexo
Frear o carro em situação de risco ou girar o volante rapidamente e impedir uma batida. Segundo especialistas, grande parte dos reflexos não precisam passar pelo cérebro, daí as respostas corporais tão imediatas, mostrou a BBC.
© Shutterstock
Agir por reflexo
O que acontece é o chamado Arco Reflexo, onde os receptores são estimulados, enviam sinais para a medula, onde eles são transmitidos para um neurônio motor ativando um músculo ou glândula, como mostrou a publicação.
© Shutterstock
Por que a orelha queima e fica vermelha?
Já ouviu dizer que quando a sua orelha está queimando é porque alguém está falando mal de você? Será que é mesmo essa a explicação?
© Shutterstock
Orelha quente e vermelha
Uma das justificativas dos especialistas é bem simples: a dilatação dos vasos sanguíneos é a grande responsável por essa vermelhidão e sensação de quentura na orelha, de acordo com o site Live Strong.
© Shutterstock
Orelha quente e vermelha
De acordo com o site, exposição ao sol em excesso também pode ser uma justificativa para aquela sensação de ardência e vermelhidão na orelha.
© Shutterstock
Orelha quente e vermelha
Ainda segundo Live Strong, outra causa bastante comum são alterações hormonais que podem provocar sensação de calor não só nas orelhas.
© Shutterstock
Fora de controle?
Então agora você já sabe: quando seu corpo fizer algum desses movimentos lembre-se do que aprendemos juntos nessa galeria.
© Shutterstock
Lifestyle
Corpo
08/05/18
POR Notícias Ao Minuto
Se você alguma vez se movimentou rapidamente para impedir que um objeto caísse na sua cozinha enquanto estava preparando um prato, sentiu arrepio na pele ao escutar uma música ou já ficou com soluço mesmo sem estar comendo nada no momento...essa galeria é pra você!Vamos tentar descobrir porque nosso corpo reage tantas vezes de maneiras que fogem ao nosso controle. Será que é motivo de preocupação com nossa saúde? É o que vamos ver a partir de agora.
Leia Também: MET Gala 2018: confira os looks temáticos do evento
PARTILHE ESTA NOTÍCIA