© Reuters
A rainha Silvia Renata Sommerlath da Suécia, de 74 anos, é mãe de duas princesas e um príncipe: princesa Vitória (herdeira do trono), príncipe Carlos Filipe, e a princesa Madalena. Filha de um empresário alemão Walther Sommerlath (que tornou-se presidente da subsidiária brasileira da metalúrgica Uddeholm) e da brasileira Alice Soares de Toledo, ela também pode ser considerada uma brasileira.
PUB
Apesar de não ter nenhum título anterior ao seu casamento, a rainha Silvia tem sangue real correndo nas veias: o avô materno da brasileira, Artur Floriano de Toledo, é filho do rei português Afonso III e de Maria Peres de Enxara, amante do rei.
+ Veja os destinos da lua de mel da realeza
A família de Silvia viveu no Brasil cerca de dez anos, tempo em que a rainha estudou em um dos colégios mais tradicionais de São Paulo, o Visconde de Porto Seguro. Após 1957, a família Sommerlath retornou à Alemanha Ocidental.
Culta
A rainha Silvia fala sete línguas fluentemente: português, francês, sueco, inglês, alemão, espanhol e língua de sinais. Apesar de ter nascido em uma família rica, trabalhou em várias profissões: foi comissária de bordo, intérprete, e até diretora de protocolo em um consulado.
A post shared by @ princesssofiafamily on May 3, 2018 at 9:26pm PDT
Casamento
A rainha conheceu o então príncipe herdeiro durante os Jogos Olímpicos de Verão em Munique, no ano de 1972, quando iniciou seu relacionamento com Carlos Gustavo. Casaram-se em 1977, quando Carlos Gustavo já havia se tornado rei da Suécia.
A post shared by Homenaje a Dios (@homenajeadios) on May 8, 2018 at 12:24pm PDT
Relação com o Brasil
A monarca sueca nasceu em São Manuel (SP). Dona de um português fluente, quase sem nenhum sotaque, ela passava férias entre as jabuticabeiras da tia, no interior paulista e por isso diz que para ela, o país tem um gosto de jabuticaba.