Saída dos EUA de acordo aproxima Rússia e Europa, diz especialista

Segundo Trenin, apesar de apoiar o Irã, com quem compartilha interesses na Síria, o governo de Vladimir Putin é neutro nas disputas dos iranianos contra Israel e a Arábia Saudita

© POOL New / Reuters

Mundo Irã 10/05/18 POR Folhapress

Isolada politicamente em relação ao Ocidente desde a crise da Ucrânia, em 2014, a Rússia tem agora uma brecha para se reaproximar das potências europeias, graças à saída dos EUA do acordo nuclear multilateral com o Irã.

PUB

Essa é a opinião do historiador russo Dmitri Trenin, 62, ex-coronel do Exército e atual diretor do Carnegie Moscow Center -braço do think tank homônimo, de Washington.

"Estamos em uma confluência interessante nas relações russas com o ocidente, em que o Reino Unido, a Alemanha e a França estão mais próximos da Rússia do que dos Estados Unidos de Trump", disse Trenin à imprensa, na manhã desta quinta (10), no Rio.

"É uma oportunidade para a Rússia se aliar aos demais signatários do pacto com o Irã, incluindo os três europeus e a China."

O especialista, que participou de evento promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebrin), na Escola de Guerra Naval, vê também uma oportunidade de ação conjunta dos países para estabilizar a Síria, com a Rússia atuando na reconciliação política do país e os europeus, em sua reconstrução.

"Isso demandaria que russos e europeus fizessem concessões uns aos outros, mas é viável."

Segundo Trenin, apesar de apoiar o Irã, com quem compartilha interesses na Síria, o governo de Vladimir Putin é neutro nas disputas dos iranianos contra Israel e a Arábia Saudita.

+ Israel bombardeia alvos iranianos na Síria em resposta a ataque

"Alguma presença do Irã na Síria é inevitável, ele deveria ser parte do balanço de poder naquela parte do Oriente Médio. Uma conexão entre Irã, Iraque e Síria, rumo ao Líbano é ok, desde que não seja algo que Israel considere uma ameaça."

O historiador lembrou que Putin reuniu-se com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, na quarta (9), horas antes de Israel bombardear alvos iranianos na Síria.

"Há uma diferença entre os EUA bombardearem a Síria como uma demonstração de poder e Israel fazer o mesmo por questões de segurança. Para a Rússia, há limites para o que iranianos e israelenses podem fazer na Síria. Proteger sua segurança nacional está ok, qualquer outra coisa é ir além do que deveria."

Em sua palestra, o russo afirmou que em seu recém-conquistado quarto mandato, Vladimir Putin tem como desafio reerguer a economia russa e aprovar reformas impopulares, como a da Previdência.

"Hoje, a economia do país é fraca. O crescimento voltou, após um período de recessão, mas está muito aquém do que o país precisa e pode entregar. É particularmente preocupante que tenhamos perdido nossas capacidades científica e tecnológica, que tínhamos até 20 anos atrás."

Outra meta do presidente russo, segundo Trenin, é preparar o cenário para sua sucessão, dado que, ao fim de seu mandato, em 2024, não poderá se reeleger.

"É um período que vai determinar que Rússia será herdada por quem suceder a Putin, independentemente de sua orientação política. Sua principal missão é preparar a nova geração de políticos que vai assumir o país." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad