'Ataque especulativo' não barrará candidatura de Lula, diz Gleisi

Presidente do PT visitou a vigília em apoio ao ex-presidente, nesta sexta-feira (11), em Curitiba (PR)

© Rodolfo Buhrer / Reuters

Política Defesa 11/05/18 POR Notícias Ao Minuto

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, esteve na vigília em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta sexta-feira (11), em Curitiba (PR). Em frente ao prédio da Polícia Federal, onde o petista está preso, a senadora afirmou que a Constituição Federal garante o direito de qualquer pessoa ser candidata a qualquer cargo público, mesmo que sobre ela paire uma condenação em segunda instância.

PUB

Lula foi condenado, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).

Por ter sido sentenciado por um órgão colegiado, ele foi enquadrado na lei da Ficha Limpa e dependerá da Corte eleitoral do país para tentar não ter a candidatura impugnada.

+ FHC será ouvido como testemunha de defesa de Lula

O ex-presidente foi preso no dia 7 de abril. Ainda cabem recursos em instâncias superiores. Segundo a senadora, o direito de ser candidato é garantido a todos, até que exista uma condenação definitiva em um processo penal já encerrado na Justiça. Ainda de acordo com Gleisi, “ataque especulativo” não barrará candidatura de Lula à Presidência.

“Mas e a lei da Ficha Limpa?, perguntam alguns. Ora, a lei da Ficha Limpa prevê que qualquer pessoa tem direito a se candidatar, ter o nome da urna, mesmo que condenado em segunda instância, e concorrer às eleições. A norma apenas determina que, em caso de vitória, o candidato só poderá ser diplomado se não tiver condenação”, explicou Gleisi.

Conforme reafirmou a presidente do PT, Lula pode e irá concorrer, enquanto sua defesa luta para provar sua inocência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Gleisi aproveitou sua ida à vigília para falar também a respeito da importância de se manter a mobilização em Curitiba em favor de Lula Livre. “Lamentamos o eventual transtorno aos moradores, mas não fomos nós que trouxemos o ex-presidente Lula para cá, por meio de uma prisão arbitrária e sem provas, e não o deixaremos sozinho”, informou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino