Relembre as 'polêmicas' que marcaram as transformações dos emojis

Forma de comunicação vem se aperfeiçoando e se adaptando aos seus usuários

© Pixabay

Tech evolução 14/05/18 POR Notícias Ao Minuto

Apesar de já existirem desde 1995, os emojis caíram no gosto do público a partir da sua inclusão no teclado do iOS pela Apple, em 2011. Desde então, os desenhos promoveram uma nova forma de comunicação e acabaram sendo adotados por outras fabricantes. Como toda comunicação, eles também se adaptam às exigências dos seus usuários e ganham novas versões anualmente.

PUB

O site TechTudo fez uma fez uma lista para te ajudar a lembrar como eram e como ficaram algumas figuras, além de explicar os "polêmicos" motivos das mudanças. Confira:

Pistola: em abril deste ano, o Google, Facebook e Microsoft começaram a substituição das armas de fogo por pistolas de água. A troca será realizada gradativamente pelas fabricantes.

A Apple fez a substituição já em 2016, seguida pelo WhatsApp, Twitter e Samsung.

A mudança foi motivada pelo debate sobre a regulamentação do uso de armas nos Estados Unidos, principalmente após a invasão de uma escola por um ex-aluno armado na Flórida, em fevereiro deste ano, que fez 17 mortes.

+ Nasa vai enviar mini-helicóptero para explorar Marte em 2020

Alimentos: por incrível que parece, esses emojis são controversos. Como lembra a publicação, o emoji de hambúrguer do Google, por exemplo, foi considerado portador de um erro "grave": o queijo estava embaixo da carne, enquanto o "correto" seria por cima.

Também a versão do Google do emoji da cerveja foi questionada, pois o líquido estava pela metade, mas tinha espuma na parte de cima da caneca. Além disso, o tom do amarelo não agradou.

O cookie da Samsung também foi contestado. Ele era, na verdade, a figura de um cream cracker, ao invés do biscoito com gotas de chocolate.

A paella da Apple não escapou dos olhos atentos, pois tinha ingredientes que não constam na receita original do prato espanhol. Os camarões e ervilhas foram logo substituídos por frango e feijões verdes.

Etnias: pensando na representatividade, em 2015, o WhatsApp passou por uma atualização na qual todas as figuras humanas ganharam seis opções de tom de pele, tendo como padrão uma cor amarela. Logo, outras fabricantes aderiram à mudança.

Famílias: também na linha da representatividade, em 2015, o iOS 9.1 trouxe famílias com casais do mesmo sexo em sua atualização. Foram disponibilizados ícones de núcleos compostos por pai e mãe, dois pais e duas mães, com variação apenas do gênero das crianças. Os casais homossexuais também apareceram na lista. A mudança logo foi acolhida por outras fabricantes.

A princípio, todos os elementos eram da cor amarela, até que, em agosto de 2016, a Microsoft passou a permitir fazer 52 mil combinações, com a inclusão de casais inter-raciais e pais e mães solteiros. Posteriormente, o Facebook fez modificação semelhante.

Gêneros: atendendo aos anseios pela igualdade de gênero, o Google lançou, em maio de 2016, ícones de profissionais masculinos e femininos para todas as profissões, mesmo aquelas mais comuns para um dos sexos.

Em setembro do mesmo ano, a Apple trocou a blusa rosa de um emoji que realizava uma série de movimentos para uma vestimenta com uma cor mais neutra, além de ganhar uma versão masculina.

Coração grande e tamanho dos emojis: a partir de outubro de 2016, o tamanho dos emojis passou a se diferenciar de acordo com a quantidade de ícones enviados sozinhos em uma mesma mensagem.

Em 2015, surgiu o coração vermelho, que fica grande e pulsante quando enviado sozinho.

Seis dedos: em 2016, o símbolo representado pelos dedos cruzados da Samsung tinha seis dedos. Ele foi corrigido meses depois dos apelos dos usuários. A marca, aliás, já ficou famosa por emojis "polêmicos", como o "revirar de olhos", que não representava a ironia desejada, e o sorriso "sem graça", que parecia uma pessoa com raiva.

Estilo Blob: o Google extinguiu os emojis do estilo "blob", sigla em inglês para objeto grande básico, em tradução literal. O objetivo da troca foi tornar os ícones mais próximos do padrão de outras fabricantes e reduzir ruídos de comunicação.

Animojis: o iPhone X traz a última novidade na evolução dos emojis: figuras em três dimensões que reproduzem as expressões faciais dos usuários, além de sons feitos em pequenos vídeos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Atentado Há 20 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

fama Cuiabá Há 19 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

esporte STF Há 20 Horas

Gilmar Mendes vota a favor de soltura de Robinho e placar fica 2 a 1 para manter prisão

fama Luto Há 20 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

fama Família real britânica Há 22 Horas

O que acontece com a Rainha Camilla se o Rei Charles morrer primeiro?

justica Rio de Janeiro Há 19 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

esporte Vídeo Há 20 Horas

Mike Tyson dá tapa na cara de Jake Paul, que esbraveja: 'Ele deve morrer'

fama NANDO-REIS Há 22 Horas

Nando Reis abre o jogo sobre alcoolismo e vício em drogas

fama Demi Moore Há 20 Horas

Demi Moore revela distúrbio alimentar após pedirem para ela perder peso

fama Anitta Há 20 Horas

A ascensão de Anitta: Quando e como ela conquistou o mundo