Fim de semana sangrento com ataques terroristas em três países

O mais recente ocorreu nesta segunda-feira em Surabaia

© REUTERS/Beawiharta

Mundo terror 14/05/18 POR Notícias Ao Minuto

O fim de semana foi marcado por uma série de atentados terroristas em pelo três cidades: Paris, Jalalabad, Surabaia. O mais recente foi cometido neste segunda-feira (14), em uma Delegacia de Surabaia, na Indonésia. Pelo três pessoas morreram e outras três ficaram feridas, entre elas uma criança de oito anos. Conforme o chefe de polícia local, uma mesma família, dividida em duas motos, explodiram os artefatos no controle de segurança de entrada.

PUB

Uma outra explosão, em situação semelhante teria ocorrido também em Surabaia, na noite do domingo (13). Desta vez, a bomba teria sido detonada dentro de uma casa, onde, segundo o porta-voz da polícia da província de Java Oriental, Frans Barung Mengera, citado pela agência EFE, vivia uma família de seis pessoas: um casal e os quatro filhos.

+ Anistia Internacional cobra solução para caso Marielle em comunicado

A mulher e um dos filhos morreram na explosão. O pai teria sido flagrado pelas forças de segurança, momentos depois, segurando o interruptor de um explosivo. "O suspeito foi atingido e abatido com o interruptor na mão", afirmou Mengera.

Mais cedo, ainda neste domingo, na mesma cidade de Surabaia, três igrejas foram atacadas. Pelo menos 11 pessoas e deixaram 41 feridas. De acordo com a polícia, os atentados foram realizados por cinco homens-bomba, incluindo uma mulher que levava duas crianças - essa mulher, inclusive, furou um bloqueio montado pela polícia diante da igreja e realizou a detonação dos explosivos ao abraçar outro civil.

Os ataques na Indonésia, além do de Jalalabad, no Afeganistão, e do de Paris, capital da França, no sábado (12), foram reinvidicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Apenas os atentados da noite deste domingo e da manhã desta segunda permanecem "sem autoria". Ainda no domingo, o EI assumiu a autoria do carro-bomba que explodiu em Jalalabad, no Afeganistão. Quinze pessoas morreram e outras 42 ficaram feridas na ação, que envolveu ainda atiradores.

Na noite do sábado (12), cinco pessoas foram esfaqueadas no centro de Paris. Segundo a imprensa local, o suspeito seria um jovem francês, nascido na Chechênia. A informação foi revelada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França, Frederic de Lanouvelle. Segundo ele, o homem não tinha nenhum registro de antecedentes criminais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 9 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 9 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 4 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

economia Carrefour Há 7 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

justica Itaúna Há 9 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama Segunda chance Há 22 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

fama MAIDÊ-MAHL Há 9 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

brasil São Paulo Há 9 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Jonathan Bailey Há 23 Horas

Jonathan Bailey conta por que precisou se despir em meio às gravações de 'Wicked'