Culinária asiática: invista nos temperos coreanos

A comida coreana é especial, pois está intimamente ligada à cultura e história do país

© Jakub Kapusnak  Unsplash

Lifestyle condimentos 17/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Os condimentos usados na culinária coreana variam entre as províncias, mas sempre destacam-se pelo apreço pela pimenta e fermentação.

PUB

O Kimchi, por exemplo, é um exemplo disso. É um dos mais conhecidos pratos coreanos, feito de acelga, repolho, rabanete ou nabo em uma conserva apimentada e é servido com quase todas as refeições coreanas.

Gochugaru (Pimenta Coreana em pó)

A tradução de Gochu é pimenta vermelha, enquanto Garu é pó em coreano. Ou seja, o Gochugary consiste em chili desidratado e seco. Pode ser comprado em forma de flocos ou em pó fino. O tempero deve ser guardado na geladeira em recipientes de vidro bem fechados.

Gochujang (Pimenta Coreana em pasta)

Com aparência que lembra ketchup, o Gochujang é um dos principais temperos da culinária da Coréia. Trata-se de uma pimenta em pasta utilizada como acompanhamento de pratos e como ingrediente de diferentes receitas. O Gochujang pode ser comprado pronto e em vários níveis de picância. Sua fórmula costuma incluir pimenta vermelha, soja fermentada, arroz glutinoso e sal.

Kimchi

O Kimchi na verdade não é um tempero, mas sim uma iguaria muito tradicional nos países asiáticos. Consiste, basicamente, em repolho fermentado e bem temperado com pimenta e especiarias. Pode ser considerado o alimento base da culinária coreano, porque é ingrediente de outras receitas e também pode ser consumido sozinho, sendo acompanhamento de diferentes refeições.

Doenjang (Pasta fermentada de soja)

Utilizada para condimentar vegetais, para dar um gosto a mais em petiscos ou como ingrediente de sopas e cozidos, a Doenjang é uma pasta fermentada de soja. Assim como os outros temperos coreanos, pode ser encontrada pronta com facilidade – mas dizem que a pasta feita em casa, de forma artesanal, fica muito mais especial. A Doenjang tem um sabor mais suave que o missô, a pasta de soja do Japão. Consiste em um tempero rico em vitaminas e minerais.

Óleo de gergelim

Responsável por um sabor único, o óleo de gergelim é bastante utilizado nos pratos da Coreia - e dos países asiáticos de forma geral. Nos mercados estão disponíveis diferentes tipos: o óleo dourado, o marrom, o amarelo claro, entre outros. Nos pratos coreanos o óleo torrado é um dos principais. O óleo é extraído das sementes de gergelim, que são pressionadas. Além de ser utilizado como óleo comum, para refogar alimentos, ele também é ingrediente para molhos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Signos Há 3 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

Lifestyle Alimentação Há 4 Horas

Veja alimentos ricos em vitamina C que ajudam a eliminar as rugas

Lifestyle Alimentação Há 23 Horas

Saiba quais são os alimentos funcionais e seus efeitos para a saúde

Lifestyle Signos Há 7 Horas

Quer fazer uma mudança? Descubra qual a carreira ideal para cada signo

Lifestyle Tireoide Há 6 Horas

Tireoide em alerta: Identifique sinais da doença no rosto

Lifestyle Alimentação Há 5 Horas

Nutricionistas revelam alimentos que eliminam de suas dietas para saúde

Lifestyle Signos Há 11 Horas

Mensagem de esperança para quatro signos que vão sair do 'fundo do poço'

Lifestyle Saúde Oral Há 14 Horas

Bebidas e alimentos que podem ajudar a combater o mau hálito

Lifestyle Doenças neurodegenerativas Há 13 Horas

Estudo aponta fragilidade física como sinal precoce de demência; entenda

Lifestyle Dicas de Cozinha Há 9 Horas

Saiba como deve guardar os pepinos para mantê-los frescos por mais tempo