© KYODO Kyodo / Reuters
A Coreia do Norte começou a desativar seu centro de testes nucleares, antes da cerimônia oficial de encerramento, de 23 a 25 de maio, em decorrência da cúpula de Singapura no dia 12 de junho entre o ditador Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
PUB
A informação foi confirmada por fontes oficiais de Seul, baseada em imagens de um satélite datadas de 7 de maio que foram publicadas pelo site especializado "38North" nesta terça-feira(15). As fotos são "as primeiras provas indiscutíveis" de que a destruição do centro de Punggye-ri , no nordeste do território norte-coreano, está "muito avançada", informaram especialistas citados pelo site.
+ Pai de Meghan Markle cancela ida ao casamento real após suposto infarto
A decisão de desmantelar o local já havia sido anunciada por Kim imediatamente após o encontro histórico com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em 29 de abril, quando os líderes prometeram assinar um acordo de paz e trabalhar para a "desnuclearização" da Península Coreana.
De acordo com a publicação, os principais edifícios no nível operacional já foram "demolidos desde a análise anterior", o que é possível ver por meio de imagens do dia 20 de abril.
A cerimônia oficial, que contará com a presença de jornalistas internacionais e especialistas, ocorrerá entre 23 e 25 deste mês, conforme anunciado pelo governo norte-coreano. Na ocasião, as entradas do local serão bloqueadas e túneis serão demolidos com explosivos. Com informações da ANSA.