Cinema foi um tanto ingrato com o trabalho de Tom Wolfe

Obra do escritor, que morreu nesta terça-feira (15), nunca obteve sucesso ao ser adaptada para as telas

© Getty Images

Cultura crônica 15/05/18 POR Folhapress

INÁCIO ARAUJO - Philip Kaufman ainda não havia cedido à tentação do filme de prestígio quando adaptou "Os Eleitos - Onde o Futuro Começa", que antes de ser filme foi a narrativa do longo acompanhamento de 15 anos feito por Tom Wolfe do programa espacial americano e de seus primeiros astronautas.

PUB

O próprio Wolfe adaptou seu livro não ficcional junto com Kaufman. O filme acabou levando quatro Oscar secundários do ano de 1983. Talvez fosse um pouco injusto. Kaufman fez um filme tremendamente sedutor, em parte graças à opção de colocar no centro não um dos astronautas escolhidos (John Glen, Alan Shepard e outros), mas justamente aquele que era considerado o melhor piloto de todos, Chuck Yeager, mas que não tinha "The Right Stuff", isto é, as qualidades certas (e não raro medianas) para conhecer o espaço.

Quem interpretou Chuck Yeager foi o também dramaturgo Sam Shepard, que trazia a imagem do "outsider" e levava toda a simpatia do público para o esquecido Yeager. Shepard, assim como o roteiro adaptado de Wolfe e Kaufman, foi esnobado pelo Oscar num ano em que "Laços de Ternura" deu todas as cartas: havia um quê de contestação na figura de Yeager, num momento em que a América já buscava se reconciliar consigo mesma após o trauma do Vietnã.

+ Morre o escritor e jornalista Tom Wolfe

Bem outro foi o caminho de "A Fogueira das Vaidades": a primeira ficção de Wolfe foi um enorme best- seller desde 1987, quando foi lançado. Narrava de maneira bem convencional a história de um jovem e bem-sucedido financista que certa noite, entrando por uma rua errada no Bronx, acaba atropelando e matando um jovem negro que, supunha, pretendia assaltá-lo.

Brian De Palma não trouxe Wolfe para participar da adaptação e, a bem dizer, fez seu filme contra o romance: contra sua construção tradicional, contra seu humor, contra os ataques de Wolfe a meia sociedade nova-iorquina. Ele fez do jovem Sherman McCoy (Tom Hanks) uma espécie de reencarnação do presunçoso George Minafer no "Soberba" que Orson Welles dirigiu em 1942 .

Público e crítica o rejeitaram. De Palma injetou nos protagonistas tal carga de antipatia que o filme parece mesmo fazer todo o possível para afastar de si os espectadores.

Esse é um mal de que não sofreu "O Importante É Vencer", saga de um jovem motorista da Carolina do Norte que trabalha para o pai contrabandista. Depois deste ser preso, Elroy Jackson Jr. (Jeff Bridges) decide usar suas habilidades para se tornar um grande corredor de automóveis. O modesto porém eficiente artesão Lamont Johnson dirigiu esse filme simpático, primeira experiência de Wolfe como corroterista, muito valorizado pela interpretação de Bridges.

Wolfe voltaria a trabalhar como corroteirista em 1998, na comédia "Os Quase Heróis", em que dois jovens exploradores tentam superar as proezas de Lewis e Clark, a célebre dupla que explorou a Luisiana no começo do século 19. Nem a crítica nem o público se interessaram por essa proposta. Tom Wolfe não voltaria ao cinema, que, afinal, foi-lhe um tanto ingrato.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 3 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Relacionamento Há 23 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Escândalo Há 20 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Nicole Bahls Há 22 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

esporte Futebol Há 19 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

brasil Tragédia Há 19 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Música Há 3 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

mundo Imigração 24/12/24

Origem migrante de homem que ateou fogo a mulher em NY vira munição trumpista

fama Lgtbq+ Há 19 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 17 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal