© Divulgação
"Diamantino", coprodução entre Brasil, França e Portugal, foi o filme vencedor da Semana da Crítica, seção paralela à competição oficial no Festival de Cannes. O prêmio foi anunciado nesta quarta (16).
PUB
A obra é dirigida pelo português Gabriel Abrantes e pelo americano Daniel Schmidt. A dupla criou uma sátira política e escrachada centrada na figura do personagem-título, um jogador de futebol egocêntrico com ecos de Cristiano Ronaldo.
Diamantino compartilha com o jogador português da vida real até mesmo o corte de cabelo. No filme, ele é um rapaz ingênuo e frívolo, manipulado por suas duas irmãs gêmeas malévolas.
+ Fundador da Marvel, Stan Lee processa empresa e pede US$ 1 bilhão
Após perder um pênalti crucial na Copa do Mundo, ele é cooptado para virar o garoto-propaganda de uma campanha pró-saída de Portugal da União Europeia.
Com o júri desta edição capitaneado pelo diretor dinamarquês Joachim Trier, a Semana foi criada no começo dos anos 1960 pelo sindicato de críticos franceses e privilegia obras de diretores no começo de carreira. Ela ocorre paralelamente ao Festival de Cannes.
"Estamos muito felizes. o filme é surpreendente, muito diferente, temos certeza que o publico brasileiro vai se divertir muito", comentou Silvia Cruz, da Vitrine Filmes, que distribui o filme no Brasil.*O jornalista se hospeda a convite do Festival de Cannes. Com informações da Folhapress.