Brasil supera o Japão e vence a primeira na Liga de Nações de vôlei

O destaque da partida foi a oposta Tandara. Fundamental para a vitória do Brasil no segundo set, a camisa 16 encerrou o duelo com 25 pontos

© Getty Images

Esporte VÔLEI FEMININO 16/05/18 POR Folhapress

Com uma atuação mais sólida do que a apresentada contra a Alemanha, a seleção brasileira conquistou sua primeira vitória na Liga das Nações feminina de vôlei. Nesta quarta-feira (16), em Barueri (SP), as comandadas de José Roberto Guimarães venceram o Japão por 3 sets a 1 (22/25, 25/18, 25/23 e 25/11).

PUB

O destaque da partida foi a oposta Tandara (foto abaixo). Fundamental para a vitória do Brasil no segundo set, a camisa 16 encerrou o duelo com 25 pontos. Pelo lado japonês, Sarina Koga foi quem terminou com mais pontos: 15.

A competição internacional substitui o antigo Grand Prix, torneio do qual o Brasil é o atual bicampeão e chegou à final em quatro das últimas cinco edições.

O Brasil terá a Sérvia na próxima rodada, mais uma vez em Barueri (SP). As duas seleções se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 15h (de Brasília).

Para o duelo contra o Japão, Zé Roberto deu sequência ao rodízio e fez duas alterações: Adenízia entrou no lugar de Carol, e Amanda assumiu a vaga de Drussyla.

O Brasil começou o primeiro set apresentando problemas semelhantes aos do jogo com a Alemanha. Sofrendo para superar o bloqueio japonês e abusando dos erros, a equipe de Zé Roberto Guimarães permitiu a virada japonesa e perdeu o primeiro set por 25 a 22.

No segundo set, Zé Roberto continuou dando sequência ao rodízio. Ainda longe de sua melhor forma, Gabi foi substituída. Com o jogo rolando, a levantadora Roberta passou a apostar mais em Tandara, que na metade da parcial já aparecia com nove pontos de ataque. A estratégia fez o Brasil venceu por confortáveis 25 a 18.

O equilíbrio voltou a aparecer no terceiro set, com destaque para um rali que durou mais de 30 segundos e terminou com ponto japonês. Apesar de mais uma vez permitir a aproximação japonesa, a seleção brasileira conseguiu fechar a parcial em 25 a 23.

No set decisivo, as japonesas passaram a apresentar mais erros do que no restante da partida. A mudança de postura rival fez com que o Brasil abrisse a maior vantagem do jogo até então no meio do quarto set (13 a 4). A diferença não parou de aumentar, com o Japão errando cada vez mais e tudo dando certo para o time de Zé Roberto. A parcial ainda permitiu a entrada de Jaqueline, agora líbero, no time do Brasil. No final, vitória tranquila por 25 a 11.

A seleção brasileira terá quatro compromissos em 2018. Depois da Liga das Nações, terá pela frente a Copa Pan-Americana, de 6 a 15 de julho, no México, o Montreux Volley Masters, entre 4 e 9 de setembro, na Suíça, e o principal desafio desta temporada: o Campeonato Mundial, de 29 de setembro a 20 de outubro, no Japão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 10 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 13 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 11 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 9 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 11 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 10 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 10 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 20 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes