Griezmann brilha, Atlético vence o Olympique e fatura a Liga Europa

Foi mais um título para premiar o estilo implantado pelo técnico Diego Simeone

© Getty Images

Esporte CAMPEÃO 16/05/18 POR Estadao Conteudo

O Atlético de Madrid foi preciso e contou com dia inspiradíssimo de Griezmann para derrotar o Olympique de Marselha, nesta quarta-feira (16), e conquistar a Liga Europa pela terceira vez. Em Lyon, na França, foi o time espanhol que pareceu se sentir em casa, comandado justamente pelo atacante francês, que marcou os dois primeiros gols do triunfo por 3 a 0.

PUB

Foi mais um título para premiar o estilo implantado por Diego Simeone. O argentino, suspenso, não esteve no banco de reservas desta vez, mas não fez falta. Seus ensinamentos já são mais do que conhecidos pela equipe que mais uma vez apostou em uma defesa fechada, na marcação forte e no talento de seus homens de frente.

Principalmente no talento de Griezmann. Com os rumores cada vez mais fortes de uma suposta transação para o Barcelona na próxima temporada, o jogador não poderia se despedir de melhor forma do clube em que ganhou destaque e se tornou um dos principais atacantes do futebol mundial. Foram duas as oportunidades que chegaram a seus pés, e ambas acabaram no fundo da rede.

Foi sob seu comando que o Atlético superou o início melhor do Olympique e conquistou o tri da Liga Europa, repetindo os feitos de 2009/2010 e 2011/2012. Mais uma prova do sucesso recente do clube, que chegou a cinco decisões continentais nos últimos nove anos - foi vice da Liga dos Campeões em 2013/2014 e 2015/2016.

Pior para o Olympique, que perdeu a chance de conquistar seu segundo título continental, o primeiro desde a Liga dos Campeões de 1992/1993. O time do brasileiro Luiz Gustavo ainda amargou o terceiro vice da Liga Europa, repetindo as campanhas de 1998/1999 e 2003/2004.

Mas quem acompanhou apenas o início da partida desta quarta ficou com a impressão de que dificilmente o título sairia da França. Empurrado pela torcida em Lyon, o Olympique sufocou o Atlético nos primeiros minutos e perdeu chance incrível logo aos três minutos, quando Payet recebeu com espaço e deu ótimo passe para Germain, que saiu de frente para o gol e jogou por cima. Aos cinco, Rami aproveitou sobra na entrada da área e bateu com perigo.

O time francês tentava encontrar espaços na forte defesa adversária, sempre cuidadoso, sabedor da precisão do Atlético no contra-ataque. Mas bastou um erro do Olympique na saída para que o adversário largasse na frente. Aos 20 minutos, Mandanda tocou forte e Anguissa errou o domínio. A sobra ficou com Gabi, que rapidamente acionou Griezmann para tirar do goleiro e marcar.

Em vantagem, o Atlético tratou de trazer o jogo para o estilo que o agrada, diminuindo o ritmo e tirando cada vez mais o espaço do adversário. E a situação do Olympique ficou ainda pior aos 31 minutos, quando seu capitão e principal jogador, o meia Payet, deixou o gramado contundido.

Na volta do segundo tempo, o Atlético surpreendeu com uma postura ofensiva, sufocante, e foi premiado novamente. Logo aos três minutos, Griezmann recebeu ótimo passe de Koke, aproveitou o cochilo de Amavi e finalizou com um belo toque sobre o goleiro para ampliar.

Godín quase fez o terceiro na sequência, de cabeça, mas o Atlético já havia conseguido o que queria. A vantagem deixou o time em situação ainda mais confortável. Postados na defesa, os espanhóis passaram a bloquear cada ação do Olympique, que se frustrou e pouco incomodou o gol de Oblak.

Tudo poderia mudar aos 35 minutos, quando Mitroglou aproveitou um raro cochilo da defesa adversário e cabeceou na trave. Mas o Atlético não voltaria a vacilar. O estilo aguerrido, raçudo implementado por Simeone alcançara o sucesso mais uma vez, e o título era do clube espanhol, que ainda selaria o placar aos 43. Gabi, em uma rara aparição na área, finalizou cruzado e deu início à festa espanhola.

FICHA TÉCNICA:

OLYMPIQUE DE MARSELHA 0 X 3 ATLÉTICO DE MADRID

OLYMPIQUE DE MARSELHA - Mandanda; Sarr, Rami, Luiz Gustavo e Amavi; Sanson, Anguissa, Ocampos (Clinton Njie), Payet (Maxime Lopez) e Thauvin; Germain (Mitroglou). Técnico: Rudi Garcia.

ATLÉTICO DE MADRID - Oblak; Vrsaljko (Juanfran), Godín, José Giménez e Lucas Hernández; Gabi, Saúl Ñíguez, Koke e Correa (Thomas); Griezmann (Fernando Torres) e Diego Costa. Técnico: Germán Burgos (auxiliar).

GOLS - Griezmann, aos 20 minutos do primeiro tempo. Griezmann, aos três, e Gabi, aos 43 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Björn Kuipers (Fifa/Holanda).

CARTÕES AMARELOS - Amavi, Luiz Gustavo (Olympique de Marselha); Vrsaljko, Lucas Hernández (Atlético de Madrid).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon (França).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 21 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia