© DR
O que você ouve, 'Yanny' ou 'Laurel'? Esta é a pergunta que a internet está fazendo e que tem gerado um verdadeiro debate nas redes sociais. Um pequeno arquivo de áudio foi compartilhado nesta quarta-feira (16) e, desde então, tem feito lembrar a discussão gerada, há cerca de três anos, em torno do famoso vestido branco e dourado ou azul e preto.
PUB
A explicação científica é, segundo a Associated Press, centrada na qualidade da gravação e na ressonância do sotaque com que é dita a palavra.
+ Procurador-geral colombiano diz que país está "inundado em coca"
"Isto é um sinal de relativa fraca qualidade com que é ouvido em diferentes aparelhos e o som é desenvolvido para ser ouvido a um nível de percepção. Por exemplo, com caixas de som de qualidade ouço claramente 'Laurel', mas no computador, ouço 'Yanny'", explicou Todd Ricketts, um especialista em audição e fala da Universidade Médica de Vanderbilt, nos Estados Unidos.
O debate começou no Reddit e rapidamente se expandiu para as redes sociais. Entre os defensores públicos de 'Laurel' estão por exemplo a apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres ou o porta-voz da Casa Branca Paul Ryan. "Ainda bem que pude esclarecer a tempo que é obviamente #Laurel, não Yanny. Todo mundo concorda", escreveu no Twitter.
It’s crazy this is even a debate, but I’m glad that I was able to clear up earlier that it’s obviously #Laurel, not Yanny. Everyone can agree. pic.twitter.com/QYtm6g94oY
— Paul Ryan (@SpeakerRyan) May 16, 2018
Já para o escritor Stephen King a resposta é simples: 'É Yanny'.
It’s Yanny.
— Stephen King (@StephenKing) May 16, 2018
O debate continua, tire as suas próprias conclusões. O que ouve?
What do you hear?! Yanny or Laurel pic.twitter.com/jvHhCbMc8I
— Cloe Feldman (@CloeCouture) May 15, 2018