© Reuters / Dado Ruvic
Em fase de testes, o Android P já está dando o que falar. O relógio, por exemplo, não fica mais no local habitual e a quantidade de ícones de notificações exibidas na barra superior foi reduzida quase à metade.
PUB
No novo sistema, as horas passarão a serem exibidas do lado esquerdo, enquanto, atualmente, elas se encontram à direita da tela.
Em relação às notificações, a versão atual exibe sete. Já a nova, mostrará apenas quatro. Quando o usuário tiver mais do que quatro notificações, o sistema passará a mostrar três pontinhos. Para saber a que se referem, será preciso desbloquear o celular e conferir.
+ Saiba usar o Gmail mesmo quando está sem internet
Como pontua o TechTudo, apesar de não ser uma limitação padrão da versão atual do Android, alguns modelos de celulares da Samsung já limitam as notificações, como o Android O e a interface Samsung Experience 8.5.
Acredita-se que a mudança deve-se ao recorte na parte superior da tela dos smartphones, popularizado pelo iPhone X e que acabou sendo adotado pelas demais fabricantes. Com a alteração do sistema operacional, o comportamento passará a ocorrer também nos telefones sem o recorte.
As novidades foram publicadas pelo site Android Police, que testou o Android P em um Google Pixel. Contudo, pode haver diferenças em relação à versão final. A próxima versão do Android deve ser lançada oficialmente no segundo semestre de 2018.