© Anderson Freire / Sport Recife
O primeiro gol do centroavante Roger pelo Corinthians não foi suficiente para a equipe conseguir a vitória diante do Sport, na Arena Pernambuco, neste domingo.
PUB
Com um time misto, o Corinthians abriu o placar com um gol de cabeça do atacante, mas cedeu o empate para o time pernambucano. No final, 1 a 1.
O Timão desperdiçou a oportunidade de se tornar líder do Campeonato Brasileiro e está com 11 pontos. O Sport chegou aos oito, na zona intermediária da classificação.
Sem Cássio, Balbuena, Jadson, Rodriguinho e Romero, que foram poupados após a viagem à Venezuela e não viajaram a Recife, a equipe do Corinthians obviamente perdeu a força coletiva. Isso já era esperado pelo técnico Fabio Carille. A máxima de que as peças que entram em um esquema definido conseguem manter o ritmo valeu apenas para o início do jogo. O Corinthians começou bem, com movimentação, mas perdeu o controle do jogo rapidamente.
Os erros na troca de passe prejudicaram a construção das jogadas. Dos dois lados. Ao final do primeiro tempo, eram 32 erros - 19 dos paulistas. Com tantas falhas, a partida não se notabilizou por grandes chances. Foi apenas movimentada no primeiro tempo. A dinâmica do jogo pode ser resumida em poucas frases: o time pernambucano ficou com a bola, mas não conseguiu superar as duas linhas de marcação do Corinthians.
Os pontos fora da curva dessa simplificação foram as jogadas individuais. Aos sete minutos, Mantuan driblou três rivais e chutou bem, mas para fora. Do outro lado, os pernambucanos apostaram nas jogadas pelo lado. Na melhor delas, Everton Felipe cruzou da direita, a bola passou por todo mundo, e Gabriel mandou por cima do gol.
O Sport promoveu a estreia jogadores experientes, com passagens em grandes clubes do futebol brasileiro. O atacante Rafael Marques, que passou pelo Palmeiras e Cruzeiro, foi um deles, com atuação discreta na etapa inicial. No segundo tempo, Michel Bastos, que também passou pelo Palmeiras, entrou nos minutos finais.
No segundo tempo, o Corinthians encontrou uma alternativa à construção das jogadas com a bola no chão: a bola aérea. Após cobrança de escanteio de Mateus Vital, Roger marcou um gol de cabeça em uma jogada típica de centroavante. Ele subiu mais que a zaga e testou de olhos abertos, como manda o almanaque dos camisas 9. Foi seu primeiro gol com a camisa corintiana em seu terceiro jogo, o segundo como titular.
O Sport respondeu rapidamente. Dez minutos depois, Rogério fez grande jogada, deixou o lateral Juninho Capixaba no chão, e cruzou para Carlos Henrique, que havia acabado de entrar. Ele finalizou bem e empatou o jogo: 1 a 1.
Os dois times diminuíram o ritmo na fase final da partida. Carille tentou melhorar a passagem do meio ao ataque colocando Maycon no lugar de Paulo Roberto e Sheik na posição de Mateus Vital. Não foi suficiente para o time buscar o segundo gol e a liderança do Brasileirão.
O Corinthians volta a jogar na quinta-feira, quando receberá o Millonarios no seu estádio pela rodada final da fase de grupos da Libertadores. Já o próximo compromisso do Sport será no domingo, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
SPORT 1 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS - Walter; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Juninho Capixaba; Paulo Roberto (Maycon), Gabriel, Mateus Vital (Emerson Sheik), Pedrinho (Marquinhos Gabriel) e Júnior Dutra; Roger. Técnico: Fabio Carille.
SPORT - Magrão; Claudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Anselmo, Neto Moura (Deivid), Gabriel e Everton Felipe (Carlos Henrique); Rafael Marques e Rogério (Michel Bastos). Técnico: Claudinei Oliveira.
GOLS - Roger, aos nove, e Carlos Henrique aos 18 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).
CARTÕES AMARELOS - Ernando e Carlos Henrique (Sport); Paulo Roberto e Juninho Capixaba (Corinthians).
RENDA - R$ 593.910,00.
PÚBLICO - 28.942 pessoas.
LOCAL - Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).