Maduro pede à oposição que condene violência

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pediu hoje (11) à oposição que condene a violência como uma forma de fazer política e que procure uma "visão conjunta" para solucionar a crise que afeta o país.

© Reuters

Mundo Convite 11/04/14 POR Agência Brasil

"Convido-os, dentro do debate que vamos realizar, a que façamos uma condenação conjunta à violência como forma de fazer política, como método político. À violência em todas as suas formas. À violência como forma e estratégia política para mudar o governo, que procuremos uma visão conjunta, vocês com a sua visão política e nós com a nossa", disse.

PUB

O apelo de Maduro foi feito no início da primeira reunião oficial de diálogo entre o governo venezuelano e a oposição, no palácio presidencial de Miraflores, e que tem como "facilitadores" o Vaticano, o Brasil, o Equador e a Colômbia.

"Há que fazer um apelo ao respeito pela Constituição. Condenar a violência é vital, é necessário. É muito importante procurar o caminho do reconhecimento e não dos atalhos", frisou Nicolás Maduro. Ele lembrou que foi "complexo" o caminho para chegar a um entendimento sobre o diálogo.

O presidente condenou o fato de que alguns venezuelanos recorram às "guarimbas" (barricadas) como forma de protesto, acrescentando que as comunidades onde são montadas barricadas têm sido prejudicadas.

"Uma coisa é o protesto e para protestar há plena liberdade. Se a Mesa de Unidade Democrática [coligação da oposição] e as suas organizações ou líderes sociais querem protestar todos os dias, de todos os anos que estão para vir, podem fazê-lo", disse.

Por outro lado, convidou a oposição "a integrar a Conferência de Paz com uma participação, personalidade, programa e ideologia própria".

Há dois meses são registrados diariamente protestos em várias regiões da Venezuela, que já deixaram 42 mortos, mais de 600 feridos, além de danos materiais e mais de 80 denúncias por violações de direitos humanos.*Com informações da Agência Lusa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 23 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 22 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia