Relembre aplicativos polêmicos que foram banidos no país

Simsimi, Secret e Lulu estão entre os principais casos

Simsimi

O aplicativo foi removido das lojas de apps brasileiras por decisão dos próprios desenvolvedores, que perceberam a insatisfação dos usuários. “Isso foi inevitável porque o app Simsimi, ao menos nos últimos dias, teve um significativo impacto social negativo no Brasil”, disse a equipe.

A tecnologia artificial da plataforma, conduzida por um chatbot carismático, começou a fazer ameaças, dizer palavrões e gerar conversas de teor sexual. Segundo os desenvolvedores, o robô aprendia com as respostas dos próprios usuários. O maior probelma é que o app era popular entre o público infanto-juvenil.

© Reprodução / thenextweb

Secret

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinou que as lojas de aplicativo não oferecessem mais o Secret em agosto de 2014, que permitia que segredos dos usuários fossem compartilhados de forma anônima. O problema é que as pessoas começaram a publicar mentiras e conteúdos racistas e homofóbicos.

A Justiça voltou atrás e liberou aplicativo novamente em setembro do mesmo ano. No entanto, o aplicativo não durou muito mais. O criador, David Byttow, anunciou o fim do aplicativo em 2015, dizendo que o Secret não representava mais a visão que ele tinha quando a companhia começou.

© Divulgação

Sarahah

O app mensagens anônimas Sarahah foi removido da App Store brasileira pelo próprio desenvolvedor em janeiro deste ano. O aplicativo foi envolvido em polêmicas por acabar sendo usado para a prática de bullying.

© Divulgação

Lulu

Para quem não lembra, o Lulu foi um aplicativo bastante popular em 2013, em que mulheres avaliavam anonimamente amigos do Facebook, dando notas pelo desempenho sexual, atribuíam hashtags "engraçadinhas" e mais.

No ano seguinte, a 6ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios que o aplicativo retirasse os dados e imagens de homens que não tenham consentido sua avaliação. Desde então, o aplicativo foi suspenso no Brasil.

© Divulgação

Rastreador de Namorados

Usuários podiam acompanhar os passos do dono do celular em que o aplicativo Rastreador de Namorados foi instalado. Além de saber a localização do aparelho, a namorada ou namorado tem acesso a informações sobre as ligações feitas e recebidas no smartphone da pessoa que estava sendo seguida.

O Rastreador de Namorados foi removido da Play Store em 2013, sob a justificativa de que as informações eram enviadas sem o consentimento dos donos do aparelho. 

© Reprod

Tech bloqueio 22/05/18 POR Notícias Ao Minuto


O Simsimi foi um dos aplicativos excluídos das lojas de apps brasileiras após passar por situações complicadas com a inteligência artificial da plataforma. "Aprendendo" com usuários, o chatbot passou a gerar conteúdos impróprios, como palavrões e frases de teor sexual. Mas este aplicativo não foi o primeiro a ter o acesso bloqueado no país.

PUB

O 'Techtudo' fez uma lista para você relembrar alguns aplicativos que também foram removidos das lojas de apps no Brasil. Confira os principais casos na galeria acima.

Leia também: Cuidado com os golpes nas plataformas para acordo de poupança

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 8 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo