Abel Braga ganha no Fluminense raro status de intocável no Brasil

Vivendo raros dias de paz dentro de campo, o Flu festeja a vitória (e a atuação do time) por 2 a 0 sobre o Atlético-PR

© LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Esporte Professores 22/05/18 POR Folhapress

 Em um futebol recheado de clichês e verdades absolutas, Abel Braga desafia a lógica ao derrubar alguns temas recorrentes nas discussões entre torcedores e analistas.

PUB

De um tempo pra cá, a palavra da ordem é "renovar" os bancos de reservas. O tal rejuvenescimento fortaleceu nomes como Zé Ricardo, Jair Ventura, Roger e Fabio Carille, que despontam nesta nova cena. Resistente ao tempo, Abel, no entanto, é a prova de que o trabalho independe da idade.

Em um clube sem recurso algum para investir, o técnico goza de um status de intocável que talvez só o gremista Renato tenha. No Flu, só uma catástrofe o tira do comando até o fim da gestão de Pedro Abad.

Além de fazer uma boa limonada com poucos limões, Abel tornou-se uma espécie de porta-voz em um clube dividido por uma guerra interna. De salários atrasados às disputas por poder, ele surge como uma espécie de pacificador no Fluminense, e exerce o papel de rara unanimidade nestes dias confusos do Tricolor.

"Fico me perguntando qual o nosso rumo. Você não pode achar que a resposta tem de ser dada só no campo. Tem de ter segurança em quem te comanda. É um momento difícil. Vamos ver até onde vamos chegar", desabafou ele.

A longevidade no cargo também subverte a lógica vigente. Entre todos os comandantes da Série A, o tricolor só perde em tempo de permanência para Renato, o americano Enderson Moreira e o cruzeirense Mano Menezes. A estabilidade garantiu a ele a marca de ser o segundo treinador que mais dirigiu o clube (320 jogos) em seus 115 anos de história. À frente do carioca, apenas Zezé Moreira (497 partidas).

A quinta colocação no Campeonato Brasileiro surpreende até os tricolores mais fanáticos, mas o discurso do técnico é 100% encampado pelos seus comandados.Fiel ao estilo "super sincero", ele tem a confiança irrestrita de seus jogadores, desafio dos grandes no dia a dia de qualquer clube de futebol. Em pouco tempo e com poucas peças, transformou um desacreditado Fluminense em uma equipe que vem chamando a atenção. Sem nomes badalados como Scarpa, Cavalieri e Dourado, Abel encontrou as soluções com jogadores sem o mesmo cartaz.

+ SOBRE ESPORTES

"Eles (jogadores) estão botando uma alma impressionante. Nós somos uma equipe humilde, mas não vão ganhar com sobra da gente. Botafogo e Corinthians não ganharam sobrando", analisou Abel.

Vivendo raros dias de paz dentro de campo, o Flu festeja a vitória (e a atuação do time) por 2 a 0 sobre o Atlético-PR. Além do triunfo e do salto na tabela, os tricolores celebram mais uma semana livre de treinos, já que a equipe só volta a campo no sábado, quando recebe a Chapecoense, às 16h, no Maracanã. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 15 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 18 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 16 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad