Quase 70% dos europeus acham positivo fazer parte da UE

Dado, divulgado hoje (23) pelo Parlamento Europeu, faz parte da pesquisa de opinião pública anual Eurobarômetro, realizada desde 1973

© Pixabay

Mundo Pesquisa 23/05/18 POR Agência Brasil

O apoio ao projeto da União Europeia (UE) atingiu o seu ponto máximo nos últimos 35 anos. O percentual de europeus que consideram positivo chegou a 67%. O dado, divulgado hoje (23) pelo Parlamento Europeu, faz parte da pesquisa de opinião pública anual Eurobarômetro, realizada desde 1973 e que abrange uma grande variedade de temas, como meio ambiente, segurança, direitos humanos e economia.

PUB

Este ano, o Eurobarômetro ouviu 27 mil europeus. Entre a lista de temas prioritários dos cidadãos para a agenda da UE estão a luta contra o terrorismo (49% dos entrevistados), o combate ao desemprego jovem (48%) e imigração (45%).

+ Lava do vulcão invade usina de energia no Havaí

Cerca de um terço dos cidadãos cita o combate às alterações climáticas e a proteção do ambiente (35%) como questões prioritárias, sendo a promoção dos direitos humanos, da democracia e a proteção social dos cidadãos europeus escolhidos por 32% dos entrevistados.

A maioria dos entrevistados continua satisfeita com a forma como a democracia funciona no seu país (55%) e na UE (46%).

Daqui a um ano, de 23 a 26 de maio de 2019, os cidadãos europeus vão às urnas para eleger os 705 deputados do Parlamento Europeu por sufrágio universal direto e escolher, indiretamente, o próximo presidente da Comissão Europeia.

O processo de nomeação do presidente da Comissão Europeia, conhecido como Spitzenkandidaten (candidato principal, em alemão) é uma forma de dar voz aos cidadãos da UE. Funciona assim: cada grupo político do Parlamento seleciona um candidato principal. O candidato do grupo que obtiver o maior número de assentos nas eleições para o Parlamento é designado para o cargo.

Metade dos europeus acredita que o processo Spitzenkandidaten é positivo (49% disseram que os encorajaria a votar nas próximas eleições europeias). Além disso, 63% dos cidadãos afirmaram que o processo traz mais transparência; 61% disseram que é um progresso significativo para a democracia europeia; e 60% acreditam dar mais legitimidade à Comissão Europeia.

Quase um terço dos entrevistados (32%) afirmou saber a data das eleições europeias e 50% se disseram interessados no processo eleitoral.

Atualmente, o Parlamento Europeu conta com 751 deputados, mas haverá uma redução do número total de membros após a saída do Reino Unido da UE, atualmente prevista para o final de março do ano que vem. Com isso, o total passará para 705.

A pesquisa também analisou as opiniões dos cidadãos sobre novos partidos políticos. Entre 2013 e 2018, mais de 70 novos partidos e alianças políticas surgiram na Europa.

Metade dos entrevistados não considera tais partidos ou movimentos uma ameaça à democracia, enquanto 38% os consideram uma ameaça.

Entre os entrevistados, 56% acreditam que novos partidos e movimentos podem trazer mudanças reais, enquanto 53% concordam com o fato de que eles poderiam encontrar novas soluções.

Mais de três quartos dos portugueses (78%) consideram que o país se beneficiou com o fato de ser membro da União Europeia. Os portugueses estão entre os europeus que têm uma opinião mais positiva sobre o Parlamento Europeu.

De acordo com o Eurobarômetro, 41% dos portugueses consideram ser “muito importante” votar nas próximas eleições europeias (a média da UE é 49%), 36% consideram ser de importância média e 22% de pouca importância. Além disso, 47% dos entrevistados disseram estar interessado nas eleições europeias, enquanto 52% revelaram não ter interesse.

Os temas que os portugueses consideram mais importantes a serem debatidos são o combate ao desemprego dos jovens (61% dos entrevistados ), a proteção social (52%) e a economia e o crescimento (51%) .

O Eurobarômetro foi realizado entre 11 e 22 de abril de 2018 por meio de entrevistas presenciais com 27.601 cidadãos dos 28 Estados-Membros da UE, dos quais 1.093 portugueses. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos