Comer sozinho faz mal à saúde; saiba porquê

Os acadêmicos concluíram que quem fazia as refeições sem ter companhia apresentava um nível de felicidade 7,9 pontos mais baixo ao se comparar com quem come com alguém ao lado

© Kevin Curtis / Unsplash (Imagem ilustrativa)

Lifestyle Alimentação 28/05/18 POR Notícias Ao Minuto

De acordo com uma nova pesquisa, comer sozinho é uma das principais causas de infelicidade.

PUB

Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, questionou mais de oito mil indivíduos com o intuito de averiguar como as pessoas comuns podem aumentar a sua qualidade de vida, no dia a dia.

O estudo apurou que comer as refeições sozinho está mais associado ao sentimento de infelicidade, comparativamente a qualquer outro fator (excluindo doenças mentais).

Os acadêmicos concluíram que quem fazia as refeições sem ter companhia apresentava um nível de felicidade 7,9 pontos mais baixo ao se comparar com quem come com alguém ao lado. 

+ Estes seis alimentos diminuem a libido; diga não!

A incidência de condições do foro mental registrou a maior associação negativa com mal estar. Os inquiridos que sofriam de ansiedade, depressão, de ataques de pânico ou com comportamentos compulsivos, registraram um índice de felicidade inferior à média, em 8,5 pontos.

Partilhar refeições com outras pessoas mostrou-se um indicador determinante, tendo em conta o bem estar geral, sendo 0,22 pontos mais elevado; assim como ter tempo suficiente para realizar tarefas (0,36); uma vida sexual satisfatória (0,44) e dormir bem (0,93).

Os investigadores salientam que os resultados apontam para a importância de interagir cara a cara com outras pessoas, como forma de alcançar e preservar a felicidade.

Isto porque outras formas de contato social, incluindo falar com os vizinhos e sair com os amigos ou estar fisicamente com a família, foram associados a maiores níveis de felicidade, enquanto que enviar mensagens pelo celular, e-mails ou outros tipos de interação digital, incluindo nas redes sociais, não acrescentou aos índices de contentamento.

“A qualidade dos nossos relacionamentos e passar tempo com outras pessoas, de maneira presencial e não digitalmente, pode de fato melhorar a nossa qualidade de vida: nada bate o poder da ‘simples’ interação humana. Devemos estar mais juntos, comer mais vezes juntos e compartilhar mais momentos juntos!”, disse um dos pesquisadores.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 9 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 9 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 5 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

economia Carrefour Há 7 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama MAIDÊ-MAHL Há 10 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 9 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama Segunda chance Há 22 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

brasil São Paulo Há 10 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 1 Hora

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly