© Alexandru Zdrobău / Unsplash
Experienciar períodos de visão desfocada pode acontecer por inúmeras razões, algumas delas graves e outras nem tanto.
PUB
É natural que os episódios de visão mais turva ocorram sobretudo como uma consequência natural do processo de envelhecimento.
Mais ainda, condições relativamente inofensivas como cansaço extremo, dormir pouco ou o olho seco (xeroftalmia), sobretudo para quem utiliza lentes de contato, podem provocar essa sensação.
Mas é preciso ter cuidado.
Potenciais causas para a visão turva
Sintomas que indicam o aparecimento de cataratas frequentemente aparecem através da visão turva, sobretudo durante a noite.
A ocorrência de glaucoma, que leva à perda de visão, também tende a se manifestar inicialmente com dores e visão enevoada.
Além disso, a incidência de retinopatia provocada pela diabetes leva geralmente a episódios de visão turva, devido ao inchaço ou sangramento da retina – trata-se de uma condição séria que pode provocar cegueira, caso não seja tratada.
A patologia conhecida por degeneração macular, que resulta na perda de neurônios que detectam a luz e que se situam na parte detrás do olho, pode também propiciar a episódios de visão nublada.
Casos mais graves de visão turva sucedem-se como consequência de acidentes vasculares cerebrais, hipertensão, tumores cerebrais, artrite ou problemas da tiroide.
Está continuamente a esfregar os olhos e a visão enevoada permanece? Procure um médico especialista.