Notícias Ao Minuto

Senado rejeita MP que criava cargos no Ministério da Fazenda

De acordo com o texto da MP, seriam criados três cargos em comissão de nível 6 do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS 6)

De acordo com o texto da MP, seriam criados três cargos em comissão de nível 6 do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS 6)

© Marcos Oliveira/Agência Senado

Política negativa 28/05/18 POR Agência Brasil

O Senado rejeitou a medida provisória (MP) que criava cargos comissionados para integrar conselhos de supervisão dos regimes de recuperação fiscal dos estados. Enviada pelo governo federal, a MP foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados e, com a rejeição no Senado, perde a validade.

PUB

De acordo com o texto da MP, seriam criados três cargos em comissão de nível 6 do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS 6). O objetivo era compor os conselhos, vinculados ao Ministério da Fazenda, responsáveis pela supervisão da implantação dos acordos de recuperação fiscal firmados entre o governo federal, os estados e o Distrito Federal.

Durante as discussões, os senadores criticaram a proposta, argumentando que é inviável aprovar a criação de cargos num momento de crise como este. Há oito dias, caminhoneiros de todo o país protestam contra os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis.“Isso é a piada pronta. O que o Senado Federal está fazendo agora, se aprovar esta medida, é uma piada pronta. Isso é absolutamente ridículo. Não dá para aceitar que, neste momento que o país vivendo, ainda queiram aprovar uma medida que vai criar cargos comissionados na estrutura do governo federal. Isso é absolutamente inaceitável”, reclamou o senador Reguffe (sem partido-DF).

Após o debate, o próprio líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), encaminhou voto contrário ao texto. Segundo Jucá, o objetivo prioritário dos senadores é votar de forma consensual as matérias que trancam a pauta e deixar o calendário livre para proposições que podem ajudar a pôr fim à crise.

"Estou vendo aqui a Casa dividida. Essa medida provisória é importante, mas não a ponto de ter que desunir a Casa. Então eu, como líder do governo, vou encaminhar voto contrário", afirmou.Antes de determinar o início da votação, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), disse que tinha assumido o compromisso de votar as medidas provisórias que trancam a pauta. Aprová-las, ou não, cabe ao plenário, explicou. Depois de ouvir a fala de Jucá, ele encaminhou uma votação simbólica que rejeitou a MP. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Viviane Araújo Há 23 Horas

Vivi Araújo quebra silêncio e diz por que não participou de documentário

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 1 Hora

Moraes manda Bolsonaro comprovar que foi convidado para a posse de Trump

fama BBB25 Há 20 Horas

Belo presenteou Gracyanne com mansão de R$ 10 milhões antes do BBB

politica Redes Sociais Há 23 Horas

AGU dá 72h para Meta explicar medidas para proteger direitos em redes no Brasil

tech Meta Há 23 Horas

'Meta reforça uma agenda política destrutiva', repudia FNDC

mundo Acidente Há 23 Horas

Avião da Gol colide com caminhão em aeroporto de Miami, e voo é cancelado

economia Previdência Há 1 Hora

Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025

tech LGBTI+ Há 1 Hora

Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave”

economia Inflação Há 19 Horas

Em 26 anos, inflação do país ficou acima da meta por oito vezes

tech Redes Sociais Há 23 Horas

Zuckerberg permitiu que a meta violasse direitos autorais para treinar suas ias, acusa processo