Eleição na Itália abriria caminho para volta de Berlusconi

Ex-primeiro-ministro foi "reabilitado" pela Justiça

© Marco Luzzani/Getty

Mundo Reabilitação 29/05/18 POR ANSA

A possibilidade concreta de eleições antecipadas na Itália abre caminho para o retorno do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, após ele ter sido "reabilitado" pela Justiça.

PUB

No último pleito legislativo, em 4 de março, o líder conservador não pôde concorrer devido a uma condenação a um ano de serviços sociais por fraude fiscal, pena concluída em março de 2015.

No entanto, no último dia 12 de maio, o Tribunal de Vigilância Penal de Milão declarou Berlusconi "reabilitado", benefício concedido a condenados que tenham descontado sua sentença há pelo menos três anos, cumprido todas as suas obrigações com a lei e dado provas de "boa conduta".

O ex-primeiro-ministro estava inelegível até 2019, mas agora pode ocupar cargos públicos novamente, embora responda ainda a uma série de processos na Justiça. Atualmente, Berlusconi participa de uma aliança com os partidos ultranacionalistas Liga, de Matteo Salvini, e Irmãos da Itália (FDI), de Giorgia Meloni.

"A quem me pergunta qual será o futuro da centro-direita, respondo que, nas próximas eleições, não imagino outra solução que não aquela de uma coalizão de centro-direita unida, com Força Itália [seu partido], Liga e Irmãos da Itália e destinada a prevalecer, até pela possibilidade de uma candidatura minha", afirmou o ex-premier em uma nota divulgada nesta segunda-feira (28).

A hipótese de novas eleições ficou perto de se tornar realidade no último domingo (27), quando o presidente Sergio Mattarella rechaçou o nome proposto pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) para o Ministério de Economia, encerrando as tratativas para um governo populista.

O chefe de Estado ainda encarregou o economista Carlo Cottarelli de tentar formar um gabinete "técnico", mas é pouco provável que ele consiga o voto de confiança do Parlamento, o que forçará a convocação do país às urnas, provavelmente para o segundo semestre.

Nesse cenário, Berlusconi poderia até mesmo pleitear o cargo de primeiro-ministro, mas, para isso, precisaria obter mais votos que a Liga dentro da aliança de direita, algo improvável de acontecer, segundo as últimas pesquisas.

"Quem tiver mais votos dentro da coalizão escolherá o premier, com a diferença que, se Berlusconi decidir voltar a campo, poderá guiar o Força Itália nas próximas eleições, fazendo a diferença para a vitória", declarou o porta-voz do partido no Parlamento, Giorgio Mulé. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia PIX Há 12 Horas

Entenda o que mudou na fiscalização para o PIX

fama Viviane Araújo Há 10 Horas

Vivi Araújo quebra silêncio e diz por que não participou de documentário

mundo Acidente Há 10 Horas

Avião da Gol colide com caminhão em aeroporto de Miami, e voo é cancelado

esporte Corinthians Há 11 Horas

Lula faz Pix para 'vaquinha' da Neo Química Arena

lifestyle Signos Há 12 Horas

Será verdade? Os três signos que mais mentem

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 6 Horas

Moraes manda Bolsonaro comprovar que foi convidado para a posse de Trump

fama BBB25 Há 7 Horas

Belo presenteou Gracyanne com mansão de R$ 10 milhões antes do BBB

politica Redes Sociais Há 10 Horas

AGU dá 72h para Meta explicar medidas para proteger direitos em redes no Brasil

tech Redes Sociais Há 10 Horas

Zuckerberg permitiu que a meta violasse direitos autorais para treinar suas ias, acusa processo

justica Torres Há 11 Horas

Bolo com arsênio: Suspeita teria matado o próprio sogro