Populistas reabrem conversas para formar governo na Itália

M5S até se disse disposto a "reconhecer erros"

© Handout

Mundo crise política 30/05/18 POR ANSA

A crise política que paralisa a Itália desde as eleições legislativas de 4 de março pode ter mais uma reviravolta nos próximos dias. Com a perspectiva de uma nova votação em 29 de julho, renasceu nesta terça-feira (29) a hipótese de um governo entre o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e a ultranacionalista Liga.

PUB

Os dois partidos negociaram até o último domingo (27), quando o presidente Sergio Mattarella se recusou a nomear um professor eurocético, Paolo Savona, como ministro de Finanças, irritando os líderes do M5S, Luigi Di Maio, e da Liga, Matteo Salvini, que não abriram mão de sua indicação.

Com a perspectiva de iniciar uma nova batalha eleitoral, Di Maio chegou até a aventar a possibilidade de pedir o impeachment de Mattarella, mas voltou atrás nesta terça e agora diz estar pronto a mudar de opinião.

"Estamos prontos a rever nossa posição. Se erramos em alguma coisa, o diremos, mas é preciso respeitar a vontade do povo, porque nós queremos salvar a Itália. Há uma maioria no Parlamento, deixem o governo começar. Não queremos mais governos técnicos", declarou Di Maio durante um comício em Nápoles, após dois dias vociferando contra o presidente.

+ Possibilidade de novas eleições na Itália derruba mercados europeus

No Parlamento, já circulam rumores de uma proposta alternativa para resolver o impasse do Ministério das Finanças: entregar a economia italiana a Carlo Cottarelli, justamente o nome escolhido por Mattarella para guiar um governo "técnico" até as próximas eleições, seja no segundo semestre, seja em 2019.

Para recompensar Salvini, o M5S teria de ceder o cargo de primeiro-ministro para a Liga, provavelmente a Giancarlo Giorgetti, aliado mais próximo do líder ultranacionalista, porém tido como uma figura mais "institucional".

É difícil acreditar que o Movimento 5 Estrelas aceite colocar um rosto profundamente identificado com a Liga no comando do governo, mas o fato é que o partido de Di Maio abriu as portas para as negociações.

A legenda de extrema direita Irmãos da Itália (FDI), a menor das três que compõem a aliança conservadora com Salvini e Silvio Berlusconi, também mudou de ideia e agora se mostra disponível a participar de um gabinete com o M5S. "É preciso fazer de tudo para tirar a Itália deste caos", justificou a presidente do FDI, Giorgia Meloni.

Falta ainda um sinal da Liga, que não parece ver com maus olhos a hipótese de novas eleições. Segundo as últimas pesquisas, o partido seria o mais beneficiado no caso de um pleito antecipado e poderia ganhar quase 10 pontos em relação aos 17% obtidos em 4 de março.

Com isso, Salvini fortaleceria sua posição frente o M5S e o próprio Mattarella, que veria crescer a pressão para não impor vetos ao líder ultranacionalista. "Se vocês não desistem, eu não desisto. Podemos esperar um mês ou três, mas iremos ao governo", declarou o secretário da Liga durante um comício em Siena.

Outro indício de que as negociações estão em curso é a decisão do primeiro-ministro encarregado, Carlo Cottarelli, de adiar em um dia a apresentação de seu governo "técnico". A decisão, anunciada sem maiores explicações, surpreendeu a imprensa italiana, que dava como certa a divulgação dos nomes dos ministros nesta terça. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 19 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 18 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad