© REUTERS / JAMES LAWLER DUGGAN (Foto de arquivo)
O diretor e roteirista americano Christian Charles move um processo contra o humorista Jerry Seinfeld, afirmando que esse último roubou a sua ideia para o programa Comedians in Cars Getting Coffee, da Netflix. Segundo Charles, foi ele quem idealizou o programa, mas não foi creditado como tal.
PUB
Em 2002, segundo o autor da ação, ele chegou a contar a Seinfeld da ideia que teve para um novo projeto chamado Two Stupid Guys in a Stupid Car Driving to a Stupid Town, que basicamente teria o mesmo mote do programa atual.
Na época, Charles dirigia o documentário "Comedian", que tem o humorista como um dos entrevistados. Mas Seinfeld não teria se interessado pela ideia de um futuro programa em que comediantes conversavam enquanto andam de carro juntos.
Mais tarde, em 2011, o próprio Seinfeld entrou em contato com Charles e ambos entraram em acordo para tocar o projeto, agora sob o nome de Comedians in Cars Going for Coffee. O roteirista teria se comprometido a dirigir e produzir ao menos alguns dos episódios.
Segundo Charles, ele de fato dirigiu, filmou e editou o primeiro capítulo. Durante as filmagens, Seinfeld teria permanecido de mau humor e demonstrado alguma resistência, mas topou ser filmado.
Ainda segundo os termos da ação, quando Charles pediu compensação financeira pelo trabalho que teve, Seinfeld se zangou e se recusou a pagá-lo. A série, agora sob o nome de Comedians in Cars Getting Coffee, foi vendida pela Netflix por US$ 100 milhões, sem creditar a contribuição de Charles.
O autor da ação pede a interrupção da distribuição do programa até que seja devidamente creditado e ressarcido.
O advogado do comediante diz que o processo movido por Charles é "oportunista". "Seinfeld é o único criador do programa. Fim de papo." Com informações da Folhapress.