© iStock
Os exames que têm o poder de diagnosticar o uso de drogas são conhecidos como exames toxicológico. Eles são feitos por meio da urina, do cabelo e do sangue de uma pessoa.
PUB
A absorção das drogas pela corrente sanguínea pode ocorrer por meio dos pulmões, do trato digestivo e também pelo uso de seringas. Mas a pergunta que fica é: por quanto tempo é possível detectar o consumo de algumas drogas no organismo? Temos a resposta!
+ Cachaça artesanal: a mais brasileira das bebidas
A maconha, por exemplo, pode ser detectada em até 30 dias pela urina, em até 90 dias pelo cabelo e em duas semanas pelo sangue. A cocaína pode estar presente por até quatro dias na urina, 90 dias no cabelo e até dois dias no sangue. A heroína fica até quatro dias na urina, 90 dias no cabelo e 12 horas no sangue.
O LSD fica até três dias na urina, até três dias no cabelo e menos do que cinco horas no sangue. O MDMA permanece no xixi por até quatro dias, 90 dias no cabeço e até dois dias no sangue. A metanfetamina é detectável em até seis dias pela urina, 90 dias pelo cabelo e três dias pelo sangue.
Esses dados, é claro, são uma média. O tempo varia de pessoa para pessoa, já que temos metabolismos diferentes.
Saiba o que são barbitúricos, que já mataram vários famosos.