Para federação, encenação de morte de jornalista é 'inadmissível'

'Desejo a todos os defensores da grande moral que se coloquem nessa situação, respeitando a moral, mas morrendo ao não enganar a imprensa', diz Babtchenko sobre críticas

© Valentyn Ogirenko/Reuters

Mundo Ucrânia 31/05/18 POR Folhapress

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) qualificou nesta quinta-feira (31) de "intolerável" e "inadmissível" a encenação da morte do jornalista dissidente russo Arkadi Babtchenko.

PUB

Autoridades ucranianas disseram na terça-feira (29) que Babtchenko, 41, havia sido morto a tiros em seu apartamento. Mas o jornalista, crítico do governo do presidente russo, Vladimir Putin, apareceu vivo durante coletiva de imprensa sobre seu "assassinato" na quarta-feira (30).

"Arkadi Babtchenko está vivo e pode continuar seu trabalho como um jornalista crítico: a notícia é excelente", afirmou Philippe Leruth, presidente da FIJ, em nota.

"Mas ao espalhar falsamente a notícia de seu assassinato, as autoridades ucranianas prejudicaram gravemente a credibilidade da informação e seu estilo de comunicação corre o risco de ser visto como uma operação de propaganda", acrescentou.

+ Marcha das Mães termina com 2 mortos e 12 feridos na Nicarágua

Não foi a única crítica feita ao caso. A ONG Repórteres Sem Fronteiras, por exemplo, qualificou de "patético e lamentável" que as autoridades ucranianas tenham brincado com a verdade. Mark Urban, um dos principais editores da BBC, falou em "envenenamento da fonte da verdade".

Nesta quinta, o jornalista rejeitou as críticas. "Desejo a todos os defensores da grande moral que se coloquem nessa situação, respeitando a moral, mas morrendo ao não enganar a imprensa", disse em sua página no Facebook.

Anton Gueratchenko, conselheiro do ministro do Interior ucraniano, disse que a encenação era necessária "para remontar e documentar toda a cadeia, desde o assassino contrato até quem o contrato", ao lhes persuadir de que "o contrato havia sido cumprido".

"Sherlock Holmes usou com êxito o método da encenação de sua própria morte para elucidar de maneira eficaz crimes complicados", acrescentou.

O presidente ucraniano, Petro Proschenko, se reuniu à noite com Babtchenko e agradeceu "ter impedido, com os serviços de segurança ucranianos", um cenário "com o objetivo de desestabilizar a situação na Ucrânia". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Liziane Gutierrez Há 15 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

mundo Inglaterra Há 14 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Meghan Markle Há 15 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

fama Cristiano Ronaldo Há 8 Horas

Cristiano Ronaldo posa de sunga e detalhe chama atenção nas redes

politica Bolsonaro Há 13 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

mundo França Há 6 Horas

Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

esporte Brasil Há 13 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

tech Espaço Há 14 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

fama Ana Paula Minerato Há 14 Horas

Ana Paula Minerato se desculpa por falas racistas e culpa o ex-namorado

fama Harry e Meghan Markle Há 5 Horas

Harry e Meghan seguem 'caminhos separados' após Dia de Ação de Graças