EUA anunciam tarifas ao aço e alumínio da UE, Canadá e México

O anúncio do secretário do Comércio, Wilbur Ross, também deve abalar a reunião dos ministros das Finanças do G7, que começa nesta quinta-feira no Canadá

© Kevin Lamarque/Reuters

Economia Comércio 31/05/18 POR Folhapress

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (31) que vai impor tarifas elevadas às importações de aço (25%) e alumínio (10%) da União Europeia, Canadá e México a partir de meia-noite (1h00 de Brasília, sexta-feira), uma medida que será objeto de resposta dos afetados. O anúncio do secretário do Comércio, Wilbur Ross, também deve abalar a reunião dos ministros das Finanças do G7, que começa nesta quinta-feira no Canadá.

PUB

O México já anunciou que vai adotar represálias comerciais, enquanto a UE deve explicar suas ações nas próximas horas. Ross afirmou à imprensa que as negociações com a UE não alcançaram um acordo satisfatório para convencer Washington a manter a isenção das tarifas anunciada em março. 

Em relação a Canadá e México, as negociações para revisar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) "estão levando mais tempo que o previsto e não existe uma data precisa" para a conclusão. Por este motivo, as isenções dos dois países serão eliminadas. 

O anúncio foi confirmado formalmente em um decreto do presidente Donald Trump. Apesar de semanas de conversações com os colegas da UE, Ross disse que os EUA não estavam dispostos a cumprir com a demanda europeia de que o bloco permaneça "isento de forma permanente e incondicional às tarifas". "Tivemos discussões com a Comissão Europeia e, apesar de alguns progressos, não chegamos a um ponto que justificasse continuar com a isenção temporária ou ter uma isenção permanente", disse Ross. 

Represálias O secretário do Comércio minimizou as ameaças de represália dos países afetados e disse que as negociações podem prosseguir, inclusive durante a disputa, para tentar encontrar uma solução. Como presidente, Trump tem autoridade para modificar as tarifas ou impor cotas, ou "fazer o que desejar a qualquer momento", o que permite uma "potencial flexibilidade" para resolver o problema, afirmou.

+ Para reduzir diesel, Temer corta verba de programas sociais

O presidente anunciou as tarifas de importação de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio alegando questões de segurança nacional, o que segundo Ross envolve uma ampla gama de temas econômicos. A Coreia do Sul negociou uma cota para o aço, enquanto Argentina, Austrália e Brasil concordaram em "limitar o volume que podem enviar aos Estados Unidos, ao invés das tarifas", explicou Ross. 

A UE anunciará nas próximas horas medidas para retaliar a decisão de Washington. A Alemanha afirmou que a resposta ao slogan "Estados Unidos primeiro" será "Europa Unida". "Este é um dia ruim para o comércio mundial. A UE não pode ficar sem reagir", disse Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, em uma entrevista coletiva em Bruxelas, pouco depois do anúncio americano.O governo do México anunciou represálias à decisão americana. 

A Secretaria de Economia informou em um comunicado que o país vai adotar medidas equivalentes a diversos produtos como aços planos, lâmpadas, carne de porco, embutidos, frutas, vários tipos de queijo, entre outros. "A medida estará em vigor enquanto o governo americano não eliminar as tarifas impostas", afirma o comunicado. 

O ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, já havia anunciado que a UE adotaria "todas as medidas necessárias" caso o governo dos Estados Unidos optasse pelas tarifas de importação."Nem todos atacam o outro para ver quem permanece de pé ao final", disse, antes de afirmar que os impostos rígidos seriam "injustificáveis e perigosos". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA