Governo Trump cita progresso, mas confirma reunião com Kim Jong-un

Na semana passada, Trump chegou a cancelar o aguardado encontro

© REUTERS/Joshua Roberts

Mundo EUA 31/05/18 POR Folhapress

SILAS MARTÍ - Nem o homem no comando das negociações por trás do possível encontro de Donald Trump (foto) com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, sabe se a reunião antes marcada para 12 de junho em Singapura vai mesmo acontecer.

PUB

Mike Pompeo, que assumiu a chancelaria americana há pouco mais de um mês, disse a uma sala abarrotada de jornalistas num hotel de luxo em Nova York que muitas incertezas ainda pairam sobre o que chama de "oportunidade histórica para mudar o rumo do mundo" em nome de uma "visão do futuro" dos dois líderes.

+ Kim Jong-un elogia política de Putin para EUA e é convidado a Moscou

Evasivo, o secretário de Estado só disse na saída de uma reunião com Kim Yong-chol, chefe da delegação de Pyongyang, que houve progresso nas últimas 72 horas –eles jantaram em Manhattan e fizeram uma série de reuniões que acabaram bem antes da hora marcada, levantando dúvidas sobre o tom dessas conversas.

Enquanto incertezas persistem, Pompeo afirmou que Kim Yong-chol, a maior autoridade norte-coreana a pisar nos EUA desde a visita do general Jo Myong-rok a Bill Clinton em 2000, viaja agora a Washington para entregar uma carta pessoal de Kim Jong-un ao presidente Donald Trump.

Na semana passada, Trump chegou a cancelar o aguardado encontro com Kim, que criticara John Bolton, seu assessor de Segurança Nacional, e divulgou uma carta em que lamentava o desfecho das negociações e ao mesmo tempo renovava ameaças ao ditador.

Logo depois, diplomatas dos dois países iniciaram uma ofensiva para tentar voltar atrás e fazer com que o encontro se realize, detonando outras reuniões entre aliados de Washington na Ásia, em especial os sul-coreanos, e as autoridades da Coreia do Norte.

Em Nova York, Pompeo voltou a dizer que os EUA esperam de Pyongyang garantias de uma desnuclearização "completa, verificável e irreversível" do país, mas não disse se os norte-coreanos avançaram nesse ponto, acrescentando que detalhes do acordo só se tornarão públicos depois de um encontro para dar "mais liberdade" aos negociadores. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 5 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 22 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 21 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Nicole Bahls 24/12/24

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Música Há 5 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 21 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 21 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 19 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 23 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour

fama Festas Há 5 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'