Trump confirma reunião com Kim Jong-un

A cúpula havia sido cancelada pelo magnata uma semana atrás

© Kevin Lamarque / Reuters

Mundo Junho 01/06/18 POR ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (1º) que se encontrará com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em 12 de junho, em Singapura. A cúpula havia sido cancelada pelo magnata uma semana atrás.

PUB

A confirmação foi dada durante uma conversa de Trump com jornalistas, após ele ter recebido na Casa Branca o vice-presidente do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, Kim Yong-chol, braço-direito de Kim.

O dirigente está desde a última quarta (30) nos EUA e já teve reunião com o secretário de Estado Mike Pompeo. Durante o encontro na Casa Branca, Kim Yong-chol entregou uma carta do líder norte-coreano, em resposta àquela por meio da qual Trump havia cancelado a cúpula de Singapura. Na correspondência, Kim reafirma o interesse em se reunir com o presidente.

"É uma carta muito bela, muito interessante", declarou o presidente dos EUA, acrescentando que a transformação da Coreia do Norte "é possível" mesmo com Kim no comando da nação.

 + Coreias criam escritório de ligação para discutir reunificação familiar

Outros sinais de abertura vieram da própria península, onde as Coreias do Sul e do Norte marcaram uma cúpula militar de alto nível para o próximo dia 14 de junho, em Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países.

O encontro será realizado em nível de general e foi definido durante uma reunião ministerial nesta sexta-feira, também em Panmunjom. Além disso, Seul e Pyongyang marcaram uma cúpula da Cruz Vermelha para 22 de junho, no monte Kumgang, célebre ponto turístico do Norte.

O objetivo será discutir o caso das famílias separadas pela Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. Os dois países voltaram a dialogar após as tensões das últimas semanas, deflagradas pelos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul, chamados de "provocação" por Kim Jong-un.

Além disso, o líder norte-coreano se irritou com uma entrevista do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que disse querer aplicar o modelo da Líbia com Pyongyang - o regime de Muammar Kadafi entregou todas as suas armas nucleares, mas foi deposto anos mais tarde. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer