Parada LGBTQ é neste domingo; tudo o que você precisa saber

Evento anual teve sua primeira edição em 1997

© REUTERS

Brasil São Paulo 02/06/18 POR Folhapress

A Parada LGBTQ acontece neste domingo, 3 de junho, em São Paulo. O evento anual teve sua primeira edição em 1997 e reuniu artistas em shows e apresentações na Av. Paulista para celebrar a diversidade. Este ano, Anitta será um dos destaques da Parada, que terá cerca de 18 carros alegóricos. 

PUB

Outras atrações confirmadas pela prefeitura de São Paulo são: Pabllo Vittar, Preta Gil, Glória Groove, Mulher Pepita, Lia Clark e April Carrion.

+ Tubarão é visto na praia da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

A apresentação da festa será conduzida pela drag queen Tchaka, que apresenta a Parada Gay pelo quarto ano consecutivo.Segundo os organizadores da celebração, a ideia é ampliar, em ano de pleito eleitoral, a conscientização da população para a defesa dos direitos da comunidade LGBTQ conquistados até o momento.

Para ser mais inclusiva, a festa terá uma comitiva de deficientes físicos, intérpretes em libras e um balé formado por cadeirantes.

Este ano, a Parada LGBTQ também será transmitida ao vivo no Youtube, em uma live comandada pela dragqueen Lorelay Fox, além dos integrantes do Canal das Bee e Diva Depressão. A transmissão também contará com a participação de influenciadores digitais. Saiba  quais são as perguntas mais buscadas no Google sobre o evento nos últimos 12 meses:

1 - O que significa orgulho LGBT?

LGBT é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, Transexuais e Transgêneros.

O "Q", que aparece ao final algumas vezes, diz respeito ao termo "Queer", termo utilizado para designar pessoas que não seguem o modelo binário de gênero (ou seja, não se identificam como homem ou mulher).

O Orgulho LGBT é o conceito que defende que pessoas que não se sintam representadas pelos padrões heteronormativos devem se orgulhar da sua orientação sexual e sua identidade de gênero. O movimento também acredita que a diversidade é uma dádiva e a orientação sexual não pode ser mudada ou curada.  

2 - Quando é o dia do orgulho LGBT?

O dia do orgulho LGBTQ é celebrado mundialmente no dia 28 de junho.  

3 - Como surgiu o dia do orgulho LGBT?

A data surgiu em homenagem a um incidente que aconteceu em Nova York, em 1969. Naquele dia, gays, lésbicas e transexuais que frequentavam o bar Stonewall Inn, enfrentaram a polícia local contra uma série de batidas policiais que aconteciam no bar com frequência. O levante contra a perseguição policial aos LGBTQ durou mais duas noites e passou a ser lembrado anualmente como o dia do Orgulho LGBTQ. 

4 - O que significa a palavra sexista?

Sexismo é um termo utilizado para se referir a diferentes tipos de discriminação de gênero e é mais comumente utilizado para a misoginia (ódio ou aversão à mulheres). Uma pessoa machista, por exemplo, é uma pessoa sexista porque discrimina mulheres. A homofobia, preconceito com gays, lésbicas, bisexuais e transexuais, pode ser considerada um tipo de sexismo. 

5 - Por que a bandeira colorida é o simbolo do LGBT?A bandeira LGBT foi criada pelo designer Gilbert Baker, em 1978, para o Dia de Liberdade Gay de San Francisco, na Califórnia (EUA).

Originalmente, fora pintada com oito cores (rosa, raranja, amarelo,  verde, turquesa, anil e violeta). Segundo o site português da comunidade LGBT, a bandeira hoje contém seis cores e cada uma delas tem um significado, sendo elas: roxo significa o espírito, o desejo de vontade e a força, azul significa as artes e o amor pelo artístico, verde simboliza a natureza e o amor pela mesma, amarelo simboliza o sol, a luz e a claridade da vida, laranja simboliza a cura e o poder, vermelho que significa o fogo, a vivacidade. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 22 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 21 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora 04/11/24

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 4 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Hobbies Há 21 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 19 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 20 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

fama Luto Há 14 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Estados Unidos Há 5 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'