Macedônia: milhares se manifestam contra mudança de nome do país

Alteração teria sido negociada com a Grécia, que também reivindica o nome

© Reuters

Mundo Últimas Notícias do Mundo 02/06/18 POR Lusa

Milhares de simpatizantes da direita nacionalista (VMRO-DPMNE, oposição) se manifestaram neste sábado (2), em Skopje, na Macedônia, contra uma mudança do nome do país. A alteração teria sido negociada com a Grécia, que também reivindica o nome Macedônia.

PUB

Depois de anos de impasse, as negociações entre os dois países tiveram progressos nos últimos meses, com o primeiro-ministro macedônio, Zoran Zaev, e o seu homólogo grego, Alexis Tsipras, mostrando vontade de acabar com a disputa de um quarto de século. Segundo os dois países, as negociações estão "na fase final".

+ Ataque do Estado Islâmico mata 12 pessoas da mesma família

De acordo com o primeiro-ministro, qualquer solução será objeto de referendo e levará a uma mudança na Constituição da Macedônia.

"O VMRO-DPMNE não apoiará uma modificação da Constituição para implementar uma mudança do nome constitucional [da Macedônia]. Somo muito claros em relação a isso", disse à multidão o novo presidente do principal partido da oposição, Hristijan Mickoski.

O ex-primeiro-ministro e líder do partido, Nikola Gruevski, que governou a Macedônia de 2006 a 2016 e acaba de ser condenado a dois anos de prisão por abuso de poder, não esteve presente.

Por outro lado, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, apoiou o novo presidente do VMRO-DPMNE em uma mensagem em vídeo na qual elogia os "líderes corajosos e sábios (...) que não se submetem à pressão de potências estrangeiras".

A Grécia considera que a Macedônia é o nome de uma de suas províncias do norte e reivindica o legado dos antigos reis Alexandre o Grande e Filipe da Macedônia. Os macedônios reivindicam o mesmo legado.

Na ausência de um acordo, Atenas bloqueia qualquer perspectiva de integração da Macedônia na NATO ou de adesão à União Europeia.

Novos nomes

Muitos nomes têm sido referidos como alternativa, como "Gorna Makedonija" (Alta Macedônia), "Severna Makedonija" (Macedônia do Norte), "Macedônia-Ilinden" ou "Macedônia-Skopje". Fonte ouvida pela Agência France Press disse que a preferida é Macedônia do Norte.

Um acordo com a Grécia terá de ser ratificado pelo Parlamento antes de um referendo. Independente desde 1991, a Macedônia foi admitida nas Nações Unidas como Antiga República Iugoslava da Macedônia. É também assim que líderes europeus a designam, mas muitos países, nomeadamente os Estados Unidos e a Rússia, reconhecem o país pelo nome de Macedônia. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Atentado Brasília Há 20 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 20 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 4 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Calendário Pirelli Há 23 Horas

Calendário Pirelli é revelado e edição marca o regresso da nudez

fama Bia Miranda Há 37 mins

Bia Miranda revela gravidez de gêmeos e perda de um dos bebês

mundo Dylan Thomas Há 3 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

tech Meta Há 21 Horas

Comissão Europeia multa Facebook em R$ 4,26 bilhões por abuso de posição

politica Brasilia Há 22 Horas

Em depoimento, testemunha conta como homem carregando bombas tentou invadir STF

mundo EUA Há 15 Horas

Trump escolhe Robert F. Kennedy Jr. para ser secretário de Saúde dos EUA