Após visita, frei Betto conta rotina de Lula e diz que ele está animado

Durante o encontro, ex-presidente também reafirmou que não pensa em desistir de candidatura à Presidência da República

© Ricardo Stuckert

Política Relato 05/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, frei Betto esteve com o petista, nesta segunda-feira (4), durante pouco mais de um hora, na superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. É lá que Lula está preso, desde o dia 7 de abril, condenado a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).

PUB

Em artigo publicado no jornal O Globo, frei Betto afirma que encontrou o ex-presidente "muito animado, mais magro e bem penteado". "Sobretudo, bem informado. Dispõe de TV aberta, pela qual acompanha o noticiário e se entretém com filmes. Prefere a TV Aparecida, devido à programação de música sertaneja e pela qual assiste diariamente à missa das 18h", completou.

Ainda conforme o amigo, enquanto toma café da manhã, Lula lê um clipping (resumo) com notícias de jornais, blogs e agências internacionais. Também tem direito a duas horas de banho de sol por dia. 

+ Lula será ouvido como testemunha de Cabral sem deixar prédio da PF

Frei Betto descreveu a cela em que o petista passa os dias. "O recinto de 15 metros quadrados abriga a cama junto à janela, uma mesa no centro, esteira para exercícios físicos a um canto e o armário colado à divisória entre a cela e o banheiro. Na parede, uma única foto — ele com filhos, netos e bisneta", escreveu.

Ele também destacou que o ex-presidente "riu muito quando comentei que figurou como fake news — teria sofrido síndrome de abstenção alcoólica nos primeiros dias de prisão".

Já sobre o cenário eleitoral, Lula reafirmou ao amigo que não pensa em desistir de candidatura à Presidência da República nem apoiar outro candidato. “Como me retirar de uma disputa eleitoral se as pesquisas comprovam que, sozinho, tenho mais votos que a soma de todos os concorrentes?”, questionou o petista.

Frei Betto ainda falou da relação entre o ex-presidente e os agentes penitenciários que fazem a segurança dele. "Há uma relação respeitosa entre ele e os agentes penitenciários, sem, contudo, qualquer aproximação amigável. Dois deles permanecem de plantão do lado de fora da cela, e tivemos que bater na porta para que viessem abri-la para eu sair", comentou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 21 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia