LGBTQ: as drag queens que brilham no mundo da música
Conheça o trabalho das maiores artistas da atualidade!
LGBTQ: as drag queens que brilham no mundo da música
Na galeria a seguir, conheça as queers de maior destaque da atualidade!
© Getty Images / Reuters
RuPaul
Nascido nos EUA, RuPaul Andre Charles é apresentador, ator, drag queen, modelo, autor e cantor, inclusive ficou conhecido mundialmente na década de 1990 com o hit 'Supermodel (You Better Work)'.
© Reuters
RuPaul
Ativista e influente no meio LGBTQ, a estrela é conhecida por fazer discursos de empoderamento. "Pode me chamar de ele ou de ela. Eu não ligo! Desde que me chame!".
© Getty Images
RuPaul
Com dez álbuns lançados, RuPaul chegou à TV com o seu próprio reality show, conquistando visibilidade na imprensa mundial. O programa 'RuPaul's Drag Race', que é sucesso de audiência, tornou-se vitrine para outros artistas e ainda emplacou versões em países como Tailândia e no Brasil (ainda sem data de estreia).
© Shutterstock
RuPaul
O poderoso artista já recebeu diversos prêmios, entre os quais dois Emmys. RuPaul também foi reconhecido com uma estrela na Calçada da Fama e eleito pela TIME como uma das pessoas mais influentes do mundo. Seu sucesso, principalmente na internet, serviu de inspiração para estrelas de todo o planeta.
© Getty Images
Pabllo Vittar
A brasileira é cantora, compositora e apresentadora e vem atraindo a atenção do mundo através da sua música e carisma. A diva fez sua estreia na cena musical com um álbum independente.
© Getty Images
Pabllo Vittar
Na internet, despertou a atenção de milhares de pessoas, incluindo outros artistas. Pabllo já trabalhou com o DJ Diplo (quem não lembra de 'Sua Cara', parceria de sucesso com o produtor americano sob o nome Major Lazer e Anitta?) e as cantoras Fergie e Titica, estrela angolana.
© Getty Images
Pabllo Vittar
A drag queen transformou-se em símbolo de esperança para a comunidade LGBTQ. De acordo com o Grupo Gay da Bahia, o Brasil é o país com o maior número de assassinatos de membros da comunidade. Pabllo também dá voz a discussões sobre a questão do gênero e a homofobia.
© Shutterstock
Pabllo Vittar
Com uma carreira meteórica, a estrela se tornou a drag queen mais seguida do planeta nas redes sociais. Além de contar com mais de 1,2 bilhões de visualizações no YouTube, a estrela ainda emplacou programa no Multishow, o 'Prazer, Pabllo Vittar'. O seu nome é também popular no circuito da moda. A musa já lançou várias coleções de roupas e acessórios.
© Getty Images
Conchita Wurst
Nascido sob o nome Thomas Neuwirth, a austríaca tornou-se famosa ao vencer o Festival Eurovisão da Canção em 2014 ao interpretar a música 'Rise Like a Phoenix'.
© Getty Images
Conchita Wurst
Após o concurso, Conchita chegou a ser, de certa forma, 'boicotada' por ser uma drag queen e ainda ter saído vitoriosa no festival. Mas a diva não se deixou abalar e seguiu em frente, atraindo uma legião de fãs por todo o mundo.
© Getty Images
Conchita Wurst
Conchita também se transformou em um ícone de luta da comunidade LGBTQ e conquistou o mundo da alta costura. A estrela brilhou em desfile de Jean Paul Gaultier, em Paris.
© Getty Images
Conchita Wurst
Em abril de 2018, a artista assumiu publicamente ser portadora do vírus HIV e revelou que estava a ser ameaçada por alguém que tinha conhecimento da sua condição. A estrela fez questão de aproveitar a sua visibilidade para exigir mais respeito e apoio para as pessoas HIV positivo.
© Getty Images
Aretuza Lovi
Natural de Cristalina (Goiás), Bruno Tutida é quem dá vida a uma das mais promissoras artistas da música pop brasileira atual.
© Divulgação / Aretuza Lovi
Aretuza Lovi
Aos 28 anos, a cantora é dona de uma legião de fãs e dos hits 'Joga Bunda', 'Vagabundo' e 'Arrependida', esta parceria ao lado da forrozeira Solange Almeida.
© Divulgação / Aretuza Lovi
Aretuza Lovi
Contratada da gravadora Sony Music desde dezembro de 2017, a estrela está focada na produção de 'Mercadinho', álbum que contará com 12 faixas, sendo 10 inéditas e dois remix. Iza, Valesca Popozuda, Gloria Groove e Pablo Vittar são parcerias confirmadas.
© Getty Images
Aretuza Lovi
A artista também vem conquistando o mundo e tem apresentações agendadas na Europa para este mês de junho. A diva comanda show na Grécia (na cidade de Atenas, no Shamone Club) e em Portugal (em Lisboa, no club Construction).
© Divulgação / Aretuza Lovi
Gloria Groove
Daniel Garcia Felicione Napoleão também quebra tabus na cena musical. Sob o nome de Gloria Groove, a drag queen paulista é cantora, rapper, atriz e dubladora.
© Gloria Groove / Instagram
Gloria Groove
Apesar de não se sentir como mulher, Daniel afirma que a chegada de Gloria Groove em sua vida o transformou e o fez descobrir seu eu artístico. A personagem foi aquele empurrão na carreira para combater o preconceito.
© Gloria Groove / Instagram
Gloria Groove
Groove ficou famosa pelo single 'Bumbum de Ouro', em fevereiro de 2018. Antes do hit, a estrela disse que era mais conhecida pela pegada no hip hop e rap, estilos não muito comuns na cena LGBT.
© Gloria Groove / Instagram
Gloria Groove
No início de maio, a cantora, que nasceu em família de músicos, lançou a canção 'Arrasta', que tem participação do baiano Léo Santana. Quer se surpreender ainda mais com a performer? Aos nove anos, chegou a gravar um álbum gospel infantil.
© Gloria Groove / Instagram
Fado Bicha
O Fado Bicha é um projeto musical e ativista português, criado por Lila Fadista e João Caçador, que assumem, respectivamente, o vocal e a parte instrumental.
© Jorge Matos
Fado Bicha
O trabalho da dupla é super sério. É mesmo inspirado no estilo musical fado e, através da 'arte drag', prova que é possível honrar e homenagear o tradicional gênero musical de Portugal.
© Charles Chojnowksi
Fado Bicha
O projeto inspira-se na forma como o fado era transmitido no início do século XIX, onde era interpretado por artistas em bordéis e bares. Eram nesses locais que essa música era usada como forma livre de expor as angústias do povo.
© Carla Rosado
Fado Bicha
O trabalho do duo usa o fado como uma ferramenta para dar voz à comunidade LGBTI portuguesa. O projeto questiona as regras e os obstáculos que fazem parte da vida dessas pessoas, que lutam diariamente contra o preconceito.
© José Carlos Malato
Cultura
Entretenimento
06/06/18
POR Notícias Ao Minuto
Quando se fala em estrelas LGBTQ na música, ícones como Elton John, Freddie Mercury, Ney Matogrosso, Cazuza e Renato Russo vêm logo à mente com carreiras, sem dúvida, importantes e bem-sucedidas. No entanto, o tema é mais complexo do que parece, uma vez que as drag queens, as travestis e as transexuais sofrem ainda mais discriminação da sociedade. No entanto, esse cenário vem, felizmente, mudando e se abrindo cada vez mais para a diversidade.
+Pitty lança clipe com Tássia Reis e Emmily Barreto; veja 'Contramão'
Nunca se viu tantas drags queens (brasileiras e internacionais) fazendo sucesso com trabalhos próprios e brilhando nos palcos. Mais do que trazer glamour e carisma, essas artistas talentosas têm se destacado também por defender os direitos da comunidade e exigir, com razão, respeito e igualdade em suas canções. E é justamente por essa postura que essas divas vêm conquistando um espaço inédito no entretenimento. Na galeria a seguir, descubra quais as maiores estrelas do gênero da atualidade!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA