6 verdades e 6 mitos sobre o algoritmo do Instagram

Entenda melhor os critérios utilizados pelo aplicativo na disponibilização dos conteúdos no seu feed

© Jakob Owens/Unsplash

Tech critérios 05/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Controlador do Instagram desde 2012, o Facebook divulgou informações sobre o funcionamento do algoritmo do aplicativo de fotos, de modo a esclarecer os critérios de "escolha" do conteúdo disponibilizado no feed dos usuários. Confira abaixo algumas verdades e alguns mitos sobre o tema.

PUB

Leia também: Site mostra seu irmão gêmeo perdido no mundo

VERDADES

1. Comportamento: O ranqueamento do algoritmo do Instagram é baseado no comportamento de cada usuário. Ou seja, quanto mais você interage com um determinado perfil (curtindo e comentando), mais conteúdo desse perfil será apresentado a você;

2. Relaciomento: O fato de você ser marcado em diversas publicações por um usuário faz com que o algoritmo conclua haver um grau de proximidade entre você e o usuário. Desta forma, posts desse perfil aparecerão no seu feed com maior frequência;

3. Abertura do aplicativo: O Instagram também prioriza conteúdos publicados após a sua última visita ao aplicativo;

4. Perfis seguidos: Se você segue muitos perfis, verá menos publicações de cada um deles, visto que a amostra analisada pelo algoritmo se torna bem maior na comparação com um usuário que segue menos pessoas e empresas;

5. Publicação recentes: O Instagram dá prioridade a conteúdos recentes na comparação com publicações mais antigas;

6. Tempo de utilização: Se o Instagram perceber que você passa muito tempo no aplicativo, o algoritmo vai disponibilizar um número considerável de publicações mais antigas.

MITOS

1. Ordem cronológica: O Instagram não voltará a organizar o feed de acordo com a ordem cronológica das publicações, ainda que esta seja uma "reivindicação" de parte dos usuários;

2. O Instagram garante não "esconder" publicações do feed. Ou seja, uma vez que o conteúdo é publicado, ele será mostrado;

3. Publicações de vídeo não têm maior relevância para o algoritmo do que as de foto, e vice-versa. Porém, se o usuário interagir mais com vídeos, receberá mais vídeos no feed. Se interagir mais com fotos, receberá mais fotos;

4. O algoritmo também não dá "vantagem" a usuários que fazem muitos Stories ou Lives;

5. Perfis pessoais não são favorecidos em detrimento dos comerciais, e vice-versa.

6. O Instagram não classifica como spam perfis que usam muitas hashtags nas publicações - vale lembrar: o limite é de 30 hashtags.

 

 

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 21 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 13 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 22 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 21 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 19 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 19 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

fama LUAN-SANTANA Há 22 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

brasil São Paulo Há 21 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

politica Investigação Há 13 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

mundo País de Gales Há 20 Horas

Jovem milionário mata o melhor amigo em ataque planejado no Reino Unido