6 verdades e 6 mitos sobre o algoritmo do Instagram

Entenda melhor os critérios utilizados pelo aplicativo na disponibilização dos conteúdos no seu feed

© Jakob Owens/Unsplash

Tech critérios 05/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Controlador do Instagram desde 2012, o Facebook divulgou informações sobre o funcionamento do algoritmo do aplicativo de fotos, de modo a esclarecer os critérios de "escolha" do conteúdo disponibilizado no feed dos usuários. Confira abaixo algumas verdades e alguns mitos sobre o tema.

PUB

Leia também: Site mostra seu irmão gêmeo perdido no mundo

VERDADES

1. Comportamento: O ranqueamento do algoritmo do Instagram é baseado no comportamento de cada usuário. Ou seja, quanto mais você interage com um determinado perfil (curtindo e comentando), mais conteúdo desse perfil será apresentado a você;

2. Relaciomento: O fato de você ser marcado em diversas publicações por um usuário faz com que o algoritmo conclua haver um grau de proximidade entre você e o usuário. Desta forma, posts desse perfil aparecerão no seu feed com maior frequência;

3. Abertura do aplicativo: O Instagram também prioriza conteúdos publicados após a sua última visita ao aplicativo;

4. Perfis seguidos: Se você segue muitos perfis, verá menos publicações de cada um deles, visto que a amostra analisada pelo algoritmo se torna bem maior na comparação com um usuário que segue menos pessoas e empresas;

5. Publicação recentes: O Instagram dá prioridade a conteúdos recentes na comparação com publicações mais antigas;

6. Tempo de utilização: Se o Instagram perceber que você passa muito tempo no aplicativo, o algoritmo vai disponibilizar um número considerável de publicações mais antigas.

MITOS

1. Ordem cronológica: O Instagram não voltará a organizar o feed de acordo com a ordem cronológica das publicações, ainda que esta seja uma "reivindicação" de parte dos usuários;

2. O Instagram garante não "esconder" publicações do feed. Ou seja, uma vez que o conteúdo é publicado, ele será mostrado;

3. Publicações de vídeo não têm maior relevância para o algoritmo do que as de foto, e vice-versa. Porém, se o usuário interagir mais com vídeos, receberá mais vídeos no feed. Se interagir mais com fotos, receberá mais fotos;

4. O algoritmo também não dá "vantagem" a usuários que fazem muitos Stories ou Lives;

5. Perfis pessoais não são favorecidos em detrimento dos comerciais, e vice-versa.

6. O Instagram não classifica como spam perfis que usam muitas hashtags nas publicações - vale lembrar: o limite é de 30 hashtags.

 

 

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

brasil Tragédia Há 1 Hora

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)