© Jakob Owens/Unsplash
Controlador do Instagram desde 2012, o Facebook divulgou informações sobre o funcionamento do algoritmo do aplicativo de fotos, de modo a esclarecer os critérios de "escolha" do conteúdo disponibilizado no feed dos usuários. Confira abaixo algumas verdades e alguns mitos sobre o tema.
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VERDADES
1. Comportamento: O ranqueamento do algoritmo do Instagram é baseado no comportamento de cada usuário. Ou seja, quanto mais você interage com um determinado perfil (curtindo e comentando), mais conteúdo desse perfil será apresentado a você;
2. Relaciomento: O fato de você ser marcado em diversas publicações por um usuário faz com que o algoritmo conclua haver um grau de proximidade entre você e o usuário. Desta forma, posts desse perfil aparecerão no seu feed com maior frequência;
3. Abertura do aplicativo: O Instagram também prioriza conteúdos publicados após a sua última visita ao aplicativo;
4. Perfis seguidos: Se você segue muitos perfis, verá menos publicações de cada um deles, visto que a amostra analisada pelo algoritmo se torna bem maior na comparação com um usuário que segue menos pessoas e empresas;
5. Publicação recentes: O Instagram dá prioridade a conteúdos recentes na comparação com publicações mais antigas;
6. Tempo de utilização: Se o Instagram perceber que você passa muito tempo no aplicativo, o algoritmo vai disponibilizar um número considerável de publicações mais antigas.
MITOS
1. Ordem cronológica: O Instagram não voltará a organizar o feed de acordo com a ordem cronológica das publicações, ainda que esta seja uma "reivindicação" de parte dos usuários;
2. O Instagram garante não "esconder" publicações do feed. Ou seja, uma vez que o conteúdo é publicado, ele será mostrado;
3. Publicações de vídeo não têm maior relevância para o algoritmo do que as de foto, e vice-versa. Porém, se o usuário interagir mais com vídeos, receberá mais vídeos no feed. Se interagir mais com fotos, receberá mais fotos;
4. O algoritmo também não dá "vantagem" a usuários que fazem muitos Stories ou Lives;
5. Perfis pessoais não são favorecidos em detrimento dos comerciais, e vice-versa.
6. O Instagram não classifica como spam perfis que usam muitas hashtags nas publicações - vale lembrar: o limite é de 30 hashtags.