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Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, em 15 farmácias e drogarias na capital revela diferenças de até 849% nos preços dos medicamentos. O levantamento compara os preços entre os genéricos, entre os de referência e também compara a média dos preços entre genérico e referência.
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Entre os medicamentos genéricos, a maior variação foi de 849,09% no Paracetamol, 200 mg/ml, gotas, 15ml. Que foi encontrado em um estabelecimento por R$ 10,44 e em outro por R$1,10. Diferença em valor absoluto de R$9,34.
Entre os de referência, a maior variação o Zentel (Albendazol), do fabricante Glaxosmithkline, 400 mg, 1 comprimido mastigável, foi encontrado em um local por R$ 12,88 e em outro por R$ 3,92. O que representa uma variação de 228,57%, e R$ 8,96 em valor absoluto.
Comparando-se os preços médios dos genéricos com os de referência de mesma apresentação, constatou-se que, em média, os medicamentos genéricos são 59,82% mais baratos do que os de referência, o que pode representar uma grande economia ao bolso do consumidor. Veja aqui a pesquisa completa.
No interior
Realizada em 97 farmácias e drogarias de 13 cidades do interior e litoral do estado, a pesquisa encontrou uma diferença de 960% no preço do genérico Paracetamol, 200 mg/ml, gotas 15ml, na cidade de Marília. Em um dos estabelecimentos o preço era R$ 13,26 e em outro por R$ 1,25 – uma diferença de 960,80%, R$ 12,01 em valor absoluto. A média dos preços dos genéricos em comparação aos de referência (de mesma apresentação), nos municípios paulistas, teve a maior diferença verificada em Araçatuba: de 60,45%.
Confira as pesquisas completas: Araçatuba, Bauru, Campinas, Igarapava, Marília, Mauá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São Vicente, São José do Rio Preto e Sorocaba. A pesquisa contou com a participação dos Procons municipais de Araçatuba, Campinas, Igarapava, Santos e São Vicente.
Dicas do Procon-SP
Vários fatores são determinantes de preço neste segmento do mercado:
• A aplicação de descontos pode variar de acordo com as condições locais de mercado, rentabilidade da loja, condições comerciais de compra;
• Em algumas drogarias de rede, há políticas comerciais diferentes para cada canal de venda (loja física, telefone e site);
• Há redes que são regidas pelo sistema de franquia, não havendo necessariamente uma política única de preços entre os franqueados.
Antes de uma criteriosa pesquisa de preço é interessante que o consumidor consulte a lista de Preços Máximos (PMC) dos medicamentos, disponível no site da ANVISA (www.anvisa.gov.br) A consulta também poderá ser efetuada nas listas de preços que devem estar disponíveis ao consumidor nas unidades do comércio varejista, ou seja, nas farmácias / drogarias, conforme determina a Resolução da CMED.