Fornecimento de energia será reforçado durante jogos do Brasil na Copa

Na reunião, o ONS informou que a operação especial terá início duas horas antes e finalizará duas horas depois dos jogos

© David Gray/Reuters

Brasil Luz 06/06/18 POR Notícias Ao Minuto

O Operador Nacional do Sistema (ONS) fará operação especial para aumentar a carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, que começa no dia 14 de junho. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (06) pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), responsável por avaliar as condições do suprimento eletroenergético em todo o território nacional.

PUB

O objetivo é reforçar o fornecimento de energia no período do evento e evitar possíveis apagões, como o que ocorreu em março, quando houve interrupção em 13 estados das regiões Norte e Nordeste e afetou estados do Sul e Sudeste, deixando mais de 70 milhões de pessoas sem energia.

Na reunião, o ONS informou que a operação especial terá início duas horas antes e finalizará duas horas depois dos jogos do Brasil e de outros eventos identificados como de grande relevância, tais como cerimônia de abertura e o jogo final. O primeiro jogo do Brasil é contra a Suíça no dia 17 de junho.

+ Tá quase! Saiba como assistir aos jogos da Copa na TV

“Destacam-se medidas como maior número de unidades geradoras sincronizadas em usinas hidrelétricas, visando preservar o equilíbrio entre carga e geração durante as rampas de consumo no intervalo e no fim dos jogos, reforço das equipes de plantão nas instalações estratégicas, programação diferenciada dos intercâmbios regionais e das manutenções previstas para as instalações de transmissão, buscando aumentar o grau de segurança do sistema frente a perturbações”, informou o CMSE.

Na avaliação do comitê, o mês de maio apresentou volume de chuvas abaixo da média histórica, por causa de um sistema de alta pressão sobre boa parte do país, o que fez com que apenas duas frentes frias avançassem pela Região Sul e atingissem o sul da Região Sudeste. Assim, o acumulado de chuvas não foi suficiente para atingir a média nas principais bacias hidrográficas.

Em termos percentuais, o comitê destacou que o volume de energia que pode ser gerado a partir da quantidade de chuvas em determinado local, chamado Energia Natural Afluente (ENA) bruta, chegou a 78% no Sudeste/Centro-Oeste em maio, 36% no Sul, 36% no Nordeste e 83% no Norte. Quanto maior a ENA, maior a quantidade de energia possível de ser produzida.

“A ENA das bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco e Tocantins, que juntos concentram cerca de 80% da capacidade de armazenamento do SIN, no mês de maio de 2018 se configuraram como o 2º pior, 4º pior, 3º pior e 13º pior valor do histórico, respectivamente”, informou o comitê.

Com isso, no mês, a ENA da região abrangida por essas bacias foi a terceira pior da história, e a ENA de todo o SIN também foi a terceira pior em 88 anos.

Para os próximos sete dias, é esperada precipitação de intensidade fraca nas bacias do subsistema sul e nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paranapanema e no trecho incremental à Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Apesar da baixa ocorrência de chuvas, o CMSE descartou a possibilidade de falta de energia no país. Para o período, está garantido o suprimento eletroenergético do sistema, com o uso de termelétricas. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA