Procura por destinos nacionais sobe com oscilação do dólar

Segundo a Abav, 65% dos pacotes reservados para as férias de julho são para destinos nacionais, com preferência para cidades do Nordeste

© Paulo Whitaker/Reuters

Economia COTAÇÃO 08/06/18 POR Folhapress

Com a oscilação do dólar, que chegou a R$ 3,84 na quarta (6) e caiu a R$ 3,71 nesta sexta (8), muitos brasileiros estão preferindo viajar pelo Brasil, em vez de ir para o exterior.

PUB

Segundo a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), 65% dos pacotes reservados para as férias de julho são para destinos nacionais, com preferência para cidades do Nordeste. Em anos anteriores, a média de viagens nacionais ficava em 50% ou menos.

No buscador de viagens Kayak, os dez destinos com o maior aumento nas pesquisas são nacionais, considerando as buscas feitas no país nos meses de abril e maio de 2017 e 2018. Nesse período, São Paulo foi a que mais cresceu nas buscas (331%), seguida por Recife (270%) e Fortaleza (268%). 

Somente em maio as buscas de passagens para cidades brasileiras foi 6% maior do que a média de todo o primeiro trimestre de 2018.

Para o porta-voz da plataforma, Eduardo Fleury, o momento também é bom para conhecer cidades na América do Sul como Buenos Aires, que também registrou crescimento na pesquisa. A capital argentina é a sétima mais procurada em toda a plataforma e ficou mais barata para os bolsos brasileiros, já que o peso está desvalorizado.

Além disso, se a ideia é viajar apenas nas férias de verão, a dica é esperar até o segundo semestre para comprar as passagens. Os melhores preços costumam aparecer quatro meses antes da data de embarque desejada.

Também de acordo com Fleury, ainda dá para pensar em viajar para destinos que usam dólar. "É questão de pensar melhor no roteiro", diz.

Esse planejamento inclui reservar hotel de categoria inferior do que a desejada e comparar os gastos de diferentes tipos de transporte -carro alugado e transporte público, por exemplo.

Outra alternativa é optar por viajar em feriados. Dá para emendar seis dias entre a proclamação da República (15 de novembro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), no caso de São Paulo e outras cidades brasileiras que têm o feriado.

Nesses casos, se o viajante puder embarcar durante o feriado e voltar depois, a economia no preço da passagem aérea é de, em média, 15%. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad