© Toby Melville/Reuters
O chanceler do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a saída do país da União Europeia, o 'brexit', estaria mais bem encaminhada se quem estivesse conduzindo a negociação fosse o americano Donald Trump, e não a primeira-ministra Theresa May.
PUB
O diplomata afirmou ainda que as negociações devem endurecer nos próximos meses e podem levar a um colapso antes de a situação melhorar.
Leia também: Não soube me conter diante de tanto poder, diz Cabral
A declaração foi dada em um jantar a portas fechadas na quarta-feira (6) e divulgadas nessa sexta (8) pelo site BuzzFeed, que teve acesso a uma gravação do encontro.
"Imagine Trump fazendo o 'brexit'. Ele seria muito duro. Aconteceria todo tipo de fracasso, todo tipo de caos. Todo mundo pensaria que ele enlouqueceu. Mas na verdade você poderia chegar a algum lugar. É um pensamento muito, muito bom", disse.
Trump vem travando disputa comercial com seus aliados europeus, incluindo Londres, sobre a taxação do aço.
Segundo Johnson, um dos líderes da campanha do "brexit", May será obrigada a endurecer o discurso nas negociações com a União Europeia. "Eu creio que Theresa vai entrar em uma fase na qual teremos que ser muito mais combativos com Bruxelas."
"Você tem que encarar o fato de que agora pode haver um colapso, ok? Eu não quero que ninguém entre em pânico durante o colapso. Sem pânico. Pro bono publico [pelo bem público, em latim], sem desespero. Tudo vai ficar bem no final", disse o ministro.
May afirmou, por meio de uma porta-voz, que tem confiança em Johnson e que seu governo está trabalhando duro para concretizar o "brexit". Com informações da Folhapress.