Sobrinho de Jovair entrega primo em esquema do Ministério do Trabalho

Investigação apura se o petebista Jovair Arantes e outros deputados manipularam processos de registro sindical

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Política depoimento 09/06/18 POR Folhapress

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-secretário-executivo do Ministério do Trabalho Leonardo Arantes implicou o primo, Rogério Arantes, no esquema de corrupção e fraudes para a liberação de registros sindicais, investigado na Operação Registro Espúrio.

PUB

Recém-exonerado do cargo, que é o segundo na hierarquia da pasta, Leonardo disse ter sido procurado por Rogério e uma lobista, com pedido para facilitar a liberação da carta sindical de uma entidade.

Leonardo e Rogério, até então diretor do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), foram presos preventivamente em 30 de junho. Os dois são sobrinhos do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), também alvo da operação. Ambos foram exonerados por causa das suspeitas levantadas na investigação.

A PF apura se o petebista e outros deputados manipularam processos de registro sindical. Rogério foi gravado em uma reunião discutindo pagamento de propina de R$ 4 milhões para beneficiar o Sindicato das Pequenas e Micro Empresas de Transporte de Veículos Novos no Estado de Goiás (Sintrave-GO).

No áudio, cujo conteúdo foi revelado pela Folha de S.Paulo, ele promete usar sua influência para que o registro da entidade fosse liberado na pasta. Informa ainda que direcionaria o caso ao então ministro Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que deixou o cargo em dezembro do ano passado, e Leonardo.

O diálogo foi em junho do ano passado em um hotel de Brasília e foi monitorado por investigadores. Na ocasião, o empresário Afonso Rodrigues de Carvalho, representante do Sintrave-GO, pediu a ajuda de Rogério para destravar o registro da entidade.

+ Lula pede a petistas que façam pacto com Ciro para segundo turno

Ele havia denunciado o caso à PF dias antes e gravou a conversa. Foi levado à reunião pela lobista Veruska Peixoto Carvalho, com quem negociava a propina, cujos destinatários seriam o próprio Jovair e também o grupo do deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP).

No depoimento à PF, prestado em 1º de junho, Leonardo disse que conheceu Veruska há um ano, em um almoço, ao qual foi levado pelo primo. Ele disse ter ficado surpreso com a presença da lobista.

"Na ocasião, foi solicitado por Rogério que fosse agilizada uma carta sindical", declarou Leonardo. Ele acrescentou que "houve contato de Rogério para a facilitação do processo do Sintrave", mas ponderou não saber "como seria dividido qualquer valor" e quais "eram os servidores da SRT [Secretaria das Relações do Trabalho] que facilitavam a obtenção do registro sindical".

O ex-secretário executivo disse ter respondido ao primo e à lobista, durante o encontro, que o assunto não era de sua responsabilidade no Ministério do Trabalho e que "nâo poderia ajudar".

Leonardo alegou desconhecer a "contrapartida dada e/ou prometida a esses servidores; e que nunca recebeu nada de Veruska".

A PF, no entanto, sustenta que Leonardo recebeu dela, em fevereiro do ano passado, R$ 2.415 por meio de uma transferência bancária. Questionado a respeito, ele afirmou no depoimento que o valor não consta de seus extratos e que os documentos foram encaminhados ao ministro Edson Fachin, que autorizou a operação.

A reportagem não localizou representantes de Rogério e Veruska na sexta (8). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 9 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 9 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 10 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 10 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 23 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 9 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 9 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 8 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 8 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 22 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra