Entenda como golpistas lucram com fraudes no WhatsApp

Na maioria das vezes, usuários do mensageiro não são prejudicados. Anunciantes e empresas costumam arcar com os custos

© iStock

Tech como funciona? 11/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Fraudes no WhatsApp já se tornaram comuns. Elas oferecem descontos em produtos e serviços, oportunidades de emprego, recarga de celular e benefícios sociais. Apesar de comuns, ainda fazem muitas vítimas. Afinal, quem arca com o prejuízo?

PUB

Quem recebe a mensagem e acessa o link normalmente não tem nenhum prejuízo. Geralmente o usuário é obrigado a encaminhar o conteúdo aos seus contatos, ampliando o alcance da fraude. Ou até mesmo a instalar algum aplicativo, que costuma ser legítimo e estar disponível no Google Play, explica o blog de Altieres Rohr, no G1. Neste caso, o usuário não tem prejuízo.

Em algumas situações, a vítima é levada a assinar um serviço de SMS pago. No entanto, o prejuízo pode ser reembolsado mediante reclamação com a operadora.

Mesmo assim, os golpistas lucram em todos os passos, como no acesso e permanência do usuário à página da fraude, que possuem anúncios pagos. Vale lembrar que os anunciantes não pagam aos criminosos. A publicidade online é, na maioria das vezes, intermediada por agências que possuem contato com anunciantes e com produtores de conteúdos.

Além dos anúncios, os criminosos também ganham por instalação de apps falsos e solicitações de serviços de SMS. As empresas que prestam esses serviços pagam pela indicação de assinantes e não sabem que os supostos clientes chegam por meio de fraudes.

+ Tudo o que precisa saber para tirar fotos incríveis com um iPhone

Quando o usuário do WhatsApp percebe que contratou um serviço ou baixou um aplicativo que não tem interesse, ele cancela. Contudo, o golpista já recebeu a sua comissão. Ou seja, quem fica com o prejuízo são os anunciantes e as empresas que pagam pelas indicações.

O que facilita a disseminação desse tipo de fraude é o fato de o usuário do WhatsApp não ser diretamente prejudicado. Isso faz com que ele não se atente às fraudes e siga compartilhando conteúdos falsos.

Por esses motivos, como explica o blog, o mensageiro tem se tornado um meio cada vez mais comum para disseminação de golpes e mensagens falsas.

Os usuários devem sempre desconfiar de mensagens que não tragam fontes confiáveis de dados, além de não acreditar em páginas que peçam para encaminhar a mensagem para os seus contatos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia 23/12/24

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 22 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 21 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 7 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 7 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina