Trump exibe vídeo com trens e prédios para atrair Coreia do Norte

"Esse pode muito bem ser o futuro", disse o americano, após o encontro

© REUTERS/Jonathan Ernst

Mundo capitalismo 12/06/18 POR Folhapress

ESTELITA HASS CARAZZAI - Um país com trens de alta velocidade, arranha-céus espelhados, fábricas modernas e gigantescas linhas de transmissão de energia. Seriam as cenas de "ficção científica", a que o norte-coreano Kim Jong-un se referiu logo depois de se encontrar com o presidente americano Donald Trump?

PUB

Para o mandatário dos EUA, podem ser. Elas fazem parte de um vídeo exibido ao ditador da Coreia do Norte durante a cúpula entre os dois líderes, nesta terça-feira (12) - que, segundo Trump, são uma visão do que pode se tornar o país comunista.

"Esse pode muito bem ser o futuro", disse o americano, após o encontro. O material foi editado pelo governo americano (embora seja apresentado como uma produção Destiny Pictures) e exibido em um tablet a Kim e outras autoridades do seu regime. "Eu achei muito bom; eu acho que eles amaram", comentou.

Enquanto cenas de cidades luminosas e fábricas de tecnologia são exibidas, um narrador fala sobre "a luz da prosperidade e da inovação" e diz que a "história está sempre evoluindo". Nesse momento, surgem imagens de Kim e Trump: "Chega um momento em que apenas alguns são chamados para fazer a diferença. Mas a questão é: que diferença esses poucos farão?".

+ Nove perguntas que a cúpula entre Trump e Kim não soube responder

O vídeo faz um convite para que Kim "seja parte daquele mundo, em que as portas da oportunidade estão abertas": um mundo com "tecnologia inovadora", "avanços médicos" e "abundância de recursos", promete o governo americano.

Ao final dos quatro minutos da produção, o recado fica ainda menos sutil: "Irá esse líder escolher o avanço de seu país, ser o herói do seu povo? Irá ele apertar as mãos da paz, e aproveitar a prosperidade, como nunca antes visto?".

"Apresentando Donald Trump e Kim Jong-un", diz o narrador, "um encontro para refazer a história." Não deixa de ser uma amostra do estilo de liderança de Trump, que fez fortuna no ramo imobiliário e escreveu um livro, no final dos anos 1980, chamado "A arte da negociação".

Aos jornalistas após o evento, o americano falou com entusiasmo de sua visão para o futuro da Coreia do Norte, caso seja alcançado o acordo de desnuclearização. "Eles têm praias incríveis. Não daria um ótimo condomínio?", declarou. "Pense do ponto de vista imobiliário: você tem a Coreia do Sul, a China, e uma terra bem no meio! O quão incrível é isso? Eu expliquei: vocês podem ter os melhores hotéis do mundo."

+Reunião história gera otimismo e cautela na comunidade internacional

Kim estava sorridente ao final do encontro - mas o clima amistoso não impediu que um agente do regime inspecionasse, com luvas de látex, a caneta que ele usaria para assinar o acordo. Medida de segurança.

Trump disse que o vídeo foi apenas uma sugestão, e cabe a Kim decidir qual vai ser seu plano de desenvolvimento daqui em diante. Ou, nas palavras do clipe editado pela Casa Branca: "O passado não precisa ser o futuro".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 10 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

fama VIIH-TUBE Há 7 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

mundo EUA Há 8 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama Canadá Há 8 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

mundo Índia Há 8 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

fama Realeza da Noruega Há 23 Horas

Filho da princesa da Noruega deixa prisão após acusações de estupro

fama Coração partido Há 17 Horas

Amor e perda: Celebridades que morreram de coração partido

fama LARISSA-MANOELA Há 22 Horas

Larissa Manoela e André Luiz Frambach se casam pela segunda vez

mundo Tragédia Há 9 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

mundo TRUMP-GOVERNO Há 20 Horas

Indicados de Trump para governo são alvos de ameaças de bomba, diz FBI