Emílio Odebrecht isenta Marcelo e diz que autorizou obras em Atibaia

Patriarca da família enviou carta a Moro, na quarta (13), anexada a inquérito que investiga se Lula recebeu propina por meio de reformas no imóvel

© Reprodução

© Reprodução

© Reprodução

Política Sítio 15/06/18 POR Notícias Ao Minuto


O patriarca da Odebrecht, Emílio Odebrecht, enviou carta ao juiz Sérgio Moro, na última quarta-feira (13), afirmando que as tratativas sobre as reformas no sítio de Atibaia, atribuído ao ex-presidente Lula pelo Ministério Público Federal (MPF), são de responsabilidade dele, e não do filho Marcelo Odebrecht (confira a íntegra do documento acima).

PUB

De acordo com Emílio, Marcelo nem teria conhecimento sobre o assunto. Conforme destaca o jornal O Globo, o conteúdo do documento contrasta com o depoimento dado pelo patriarca, há um ano, quando não fez questão de poupar o primogênito.

"As mencionadas benfeitorias no sítio foram realizadas com minha autorização, sem qualquer participação de Marcelo. Após receber, via Alexandrino Alencar (ex-executivo da empreiteira), o pedido a ele realizado por Marisa Letícia, autorizei e determinei a execução das referidas obras com os recursos humanos e financeiros advindos da CNO (Construtora Norberto Odebrecht) em São Paulo e, para tanto, não consultei previamente qualquer outro executivo da Odebrecht, nem mesmo avisei Marcelo sobre o pedido", diz parte do texto.

+ Lava Jato levou ao 'desaparecimento da classe política', diz Gilmar

A carta foi anexada ao inquérito sobre o sítio de Atibaia. O ex-presidente é réu no processo, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na denúncia, o MPF acusa o petista de estruturar, orientar e comandar esquema ilícito de pagamento de propina em benefício de partidos, políticos e funcionários públicos.

A força-tarefa da Lava Jato sustenta ainda que Lula, quando era presidente, nomeou diretores da Petrobras para praticar crimes em benefício das empreiteiras Odebrecht e OAS. Em troca, recebeu propina das construtoras, de forma disfarçada, por meio de obras feitas no sítio. O petista nega as acusações.

Pai e filho chegaram a romper relação durante as tratativas de colaboração premiada da empresa. Marcelo teria se sentido injustiçado com o acordo. Eles, no entanto, ainda conforme O Globo, têm feito movimentos de reaproximação. Em abril, divulgaram um comunicado conjunto em que prometiam preservar a empresa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 21 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 21 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 19 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 21 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 21 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 21 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 20 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 21 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia