Amendoim e suco escondiam cocaína no porto de Santos

A droga estava oculta em um contêiner com sinais de violação

© Paulo Whitaker / Reuters

Justiça porto 15/06/18 POR Folhapress

Dois contêineres contendo suco de laranja e amendoim escondiam 828,7 quilos de cocaína no porto de Santos. A droga foi apreendida nesta sexta-feira (15) em duas operações, antes que as cargas partissem com destino a portos europeus. Na maior apreensão, 612 quilos de cocaína estavam escondidos em um contêiner carregado com tambores contendo suco de laranja concentrado.

PUB

Em cinco dos tambores, de acordo com a Receita Federal, o suco foi substituído por cocaína, que tinha como destino o porto de Roterdã (Holanda).A suspeita é que a droga tenha sido inserida sem conhecimento do proprietário do contêiner, num esquema conhecido como "rip-off loading". Na madrugada desta sexta (15), uma operação conjunta envolvendo PF (Polícia Federal), Receita, Polícia Militar e Guarda Portuária resultou na apreensão de outros 216,7 quilos de cocaína no porto.

A droga estava num contêiner com sinais de violação embarcado no porto de Zarate (Argentina). O destino final seria Antuérpia (Bélgica).O contêiner, com amendoins, foi aberto à 0h40 e a droga foi encontrada perto da porta, dentro de seis bolsas esportivas. Como foram achados mosquetões no local, agentes que participaram da apreensão acreditam que a droga foi içada até o navio.

+ Mortes em confronto com polícia aumentam 46% em maio no RJ

Nos dois casos, a droga foi encaminhada à PF de Santos, que investigará os crimes.Em maio, num intervalo de apenas uma semana, a Receita Federal já tinha apreendido cerca de uma tonelada de cocaína no porto de Santos, escondida em contêineres de limão taiti e açúcar que tinham como destinos países europeus.

Contêineres com produtos como açúcar, sal, café, amendoim, fubá, miúdos de frango e até cabeças de suíno com focinho têm sido usados para esconder cocaína que traficantes tentam exportar a partir do porto de Santos, o principal do país e por onde passa cerca de 30% do comércio exterior brasileiro.

Neste ano, já são 16 as grandes apreensões de cocaína no porto, que somam 6,2 toneladas de cocaína. O volume cresce a cada ano.Enquanto em 2016 foram apreendidas 10,6 toneladas de cocaína, no ano passado o volume alcançou 11,5 toneladas, segundo dados da Receita Federal. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia