Mortes em confronto com polícia aumentam 46% em maio no RJ

O indicador estratégico de letalidade violenta também registrou aumento de 33 vítimas no estado sem maio de 2018

© Ricardo Moraes / Reuters

Justiça criminalidade 15/06/18 POR Notícias Ao Minuto

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou hoje (15) os dados referentes ao mês de maio da criminalidade no Estado. Os homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial (autos de resistência) registraram aumento de 46% em relação a maio de 2017. Foram verificadas 142 mortes neste ano e 97 no mesmo período do ano passado. Em relação a abril, foram 41 vítimas a mais. O auto de resistência é registrado quando há enfrentamento de criminosos com as forças de segurança do estado.

PUB

O indicador estratégico de letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial) também registrou aumento de 33 vítimas no estado sem maio de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registradas 576 vítimas de letalidade violenta no mês, que representa aumento de 6%. No entanto, em relação ao mês de abril, foram 16 vítimas a menos.

Já o indicador de roubo de veículos apresentou redução em maio, confirmando a melhora verificada no mês anterior. Foram 4.382 veículos roubados no estado, o que representa queda de 5% em relação a maio do ano passado, ou 214 roubos a menos. O município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, foi a região onde ocorreu o maior número de roubo de véiculos, com um aumento de 27% (ou 141 casos a mais) quando comparado com maio de 2017. A região concentrou 15% do total de roubos de veículos no estado em maio.

+ Homem que escondia oração no bolso para ficar invisível é preso em SP

A greve dos caminhoneiros contribuiu para a redução do roubo de cargas em maio. De acordo com dados do ISP, o roubo de caminhões apresentou queda quando comparado a maio de 2017 e abril deste ano. Em maio de 2018 foram 752 ocorrências no estado, 488 a menos do que o registrado em maio do ano anterior ou uma redução de 39%. Os dados, de acordo com o ISP, já vinham apresentando queda de cerca de 15% nas duas primeiras semanas de abril comparadas com as duas primeiras semanas de maio.

O roubo de rua (roubo a transeuntes, de aparelho celular e em coletivo) foi outro crime contra o patrimônio que apresentou redução em maio. Foram 11.861 registros de roubo neste ano, uma queda de 1.972 ocorrências em relação a maio do ano anterior, que equivale a 14%. Em relação ao mês de abril o indicador apresentou aumento de 804 ocorrências.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil durante o mês de maio. Com informações da Agência Brasil.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA